A Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) expediu a licença que autoriza o funcionamento da linha de transmissão de 230 KV, disponibilizando diretamente a energia gerada por seis turbinas adicionais que entrarão em operação comercial em 2016.
De acordo com o diretor de operações da hidrelétrica Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, a linha de transmissão disponibilizará cerca de 60% de toda a energia consumida atualmente, para os dois estados. Segundo a Eletrobras Distribuição Rondônia, o estado consome 342.286 megawatts, em um ano, e Porto Velho cerca de 126 mil megawatts.
Dimas afirma ainda que os 400 MWh recebidos favorecerão a região, proporcionando mais chances de investimentos e projetos que promovam o desenvolvimento local, além de proporcionar maior estabilidade elétrica ao sistema de energia da região.
A linha de transmissão tem 20 quilômetros, 42 torres e vai da hidrelétrica direto para a subestação da Eletronorte, na BR-364. As torres possuem altura entre 26 e 76 metros, para ter um menor impacto ambiental de áreas desmatadas, preservando as existentes. A instalação foi concluída em dezembro de 2015 e, no momento, estão sendo finalizadas as obras da subestação, para que tenham início os testes da linha, que deve começar a operar em agosto deste ano.