De 28 de agosto a 01 de setembro de 2023, a Polícia Militar do Estado de Rondônia terá a presença de Oficiais Intermediários (capitães) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na Jornada Nacional de Polícia Comparada, por ocasião do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO I/23). Serão encontros técnicos e científicos, visando aperfeiçoamento profissional, intercâmbio cultural e a integração social e comunitária dos seus policiais. A comitiva com 15 integrantes foi recebida pelo comandante-geral da PM de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, às14horas do dia 28, no Quartel do Comando Geral.
Para o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, a visita de estudos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, mostra a importância de Rondônia no cenário nacional e internacional e apresentou o Estado, como promissor e em pleno desenvolvimento, com potencial econômico diversificado. Sua agricultura, pecuária e indústrias são destaques. O setor energético também é importante, com usinas hidrelétricas.
O turismo de natureza atrai visitantes para suas belas paisagens. O Estado investe em infraestrutura, como estradas e portos, para impulsionar o crescimento. Além disso, Rondônia possui uma população jovem e empreendedora, que contribui para o fortalecimento da economia local. Com tantas oportunidades, o futuro de Rondônia é promissor e cheio de possibilidades de crescimento.
O comandante-geral apresentou à Polícia Militar de Rondônia a delegação, destacando as ações na imensa área de fronteira. O bom policiamento ostensivo e preventivo nos 52 municípios e mais de 90 localidades se dá graças a evolução tecnológica, armamentos e equipamentos de uso militar, proporcionados pelo governador do Estado, coronel PM RR Marcos Rocha que tem investido também nos recursos humanos com promoções realização de cursos e aperfeiçoamentos.
Na viagem de estudos, os policiais militares de São Paulo, além dos conhecimentos da estrutura administrativa e operacional da Polícia Militar de Rondônia, como: administração de recursos humanos, operacional, entre outros, irão visitar a Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania, Centro de Operações Integradas, Batalhões de Policiamento de Choque, Corregedoria da Polícia Militar, Logística: aquisição de equipamentos, Princípios de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Serviços do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
As localidades escolhidas têm por finalidade buscar como parâmetro, “a estrutura e organização das polícias, com visões sociais equivalentes as encontrados no Estado de São Paulo, levando-se em consideração termos de desenvolvimento humano, competitividade, qualidade de vida, estabilidade política, globalização, liberdade econômica”, disse o tenente-coronel PMESP Newton Koba Kage. Também em mesmo nível de liberdade de imprensa e de desenvolvimento democrático.
Destaca-se nos citados Estados – serão visitados outros – um arcabouço jurídico que possibilita uma efetiva política de segurança pública, junto aos órgãos de segurança, o que pressupõe um sistema bem estruturado de combate à criminalidade e ações terroristas.
PM RO