O número de denúncias de violência contra a pessoa idosa cresceu drasticamente em julho, no estado de Rondônia. O mês foi que teve mais registros, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). O total deste ano já se aproxima de todo o registrado no ano passado.
De acordo com o levantamento, 74 denúncias relacionadas a casos de violência foram protocoladas no MDHC. O banco do ministério traz também os dados parciais do mês de agosto, já são 27 registros.
Ainda segundo o levantamento do Ministério, em todo o ano, até o momento, 368 denúncias de violência contra a pessoa idosa foram registradas. Confira o número de registros por mês:
Janeiro – 41 denúncias
Fevereiro – 50 denúncias
Março – 41 denúncias
Abril – 62 denúncias
Maio – 34 denúncias
Junho – 39 denúncias
Julho – 74 denúncias
Agosto – 27 denúncias (dado parcial)
Ainda segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, em 2023, foram registradas 380 denúncias de crimes contra a pessoa idosa. O dado deste ano, que ainda é parcial, já se aproxima dos números totais do ano passado.
O levantamento aponta também o cenário das violações. Lidera o ranking, a casa da vítima. Das 368 denúncias protocoladas neste ano, 196 apontam este ambiente com o maior índice de casos.
Ainda segundo o MDHC, o segundo local onde mais acontecem as violações é na casa da vítima onde também reside o suspeito. 144 denúncias do total registrado em 2023 apontam este ambiente.
Rondoniagora