Jaru Online
Jaru, 22 de outubro de 2024

Rondônia bate recorde em divórcios, casamentos não duram nem um ano

No ano passado, mais de 341 mil pessoas se divorciaram no Brasil. Em um cenário em que mais de um milhão de uniões foram realizadas em todo o país, as separações parecem representar uma parcela não tão significante.
Porém, ano a ano, o número de divórcios concedidos tem aumentado gradualmente. No período de uma década (2004-2014), o salto foi de 161%. Em números absolutos isso traduz quase 211 mil casamentos que chegaram ao fim.
Os dados são da pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Levando em consideração as separações antes de 12 meses do “sim”, a proporção é ainda mais expansiva.

Desde 2010, primeiro ano de registro com esse filtro de tempo, até os dados mais recentes de 2014, o aumento no número de casais que se separaram em menos de um ano foi de 466,8%. Em 2010, 1.708 cônjuges deixaram de ser marido e mulher no período mencionado. Já no ano passado, foram quase 10 mil.
A guinada nas dissoluções matrimoniais é explicada em virtude da maior naturalidade do brasileiro em aceitar o divórcio. É o que diz o pesquisador do IBGE, Ennio Leite de Mello.
“Hoje, a legislação brasileira está muito mais flexível”, diz Mello. “Há alguns anos, o processo de separação podia levar até cinco anos para ser concluído. Na lei atual, as pessoas já podem se separar no mesmo ano”.
Rondônia é hoje, o estado que carrega o maior percentual de casais que se divorciaram antes de comemorar um ano desde que subiram ao altar. Dos 4,3 mil divórcios registrados na unidade federativa, quase 7% terminaram em menos de 12 meses – o equivalente a 296 casos.
Logo atrás está Roraima, com 5,7%, e Goiás, com 4,8%.
Nas imagens, você vê os estados onde mais casamentos não duram nem um ano no Brasil.

Fonte: Exame/portalinforondonia


COMPARTILHAR