Uma reunião realizada nesta terça-feira (3) na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Jaru pela Coordenadora Regional de Educação, Núbia P.P. Morali discutiu a implantação do Reordenamento escolar e a implantação dos programas Se Liga e Acelera, INSTITUTO AIRTON SENNA na rede municipal ambos destinados aos anos iniciais do ensino fundamental. Em um primeiro momento, no período da manhã, a reunião aconteceu com a secretária de educação de Governador Jorge Teixeira e à tarde com a participação da prefeita Sônia Cordeiro; o secretário municipal de educação, Leomar Lopes Manoel e a professora Ana Maria Pegorer (representando o município de Jaru); a diretora da esco la primavera em Theobroma, Rosa Povodeiuk, a Coordenadora dos programas Se Liga e Acelera na CRE/Jaru, Clearwater Pereira Lacerda e a secretária municipal de educação em Theobroma, Maria Emilia do Rosário juntamente com o prefeito daquele município, José Lima da Silva.
O modelo de reordenamento implantado em todo o país consiste em dividir as responsabilidades das esferas municipal e estadual no que se refere à educação básica. Conforme determina a Constituição Federal, o município deve ficar responsável pelos alunos que estudam até ao 5.º Ano do ensino fundamental e o Estado com todo o ensino médio. O ensino fundamental II (6º ao 9º ano) deve ser feito em parceria entre estados e municípios, ambos com apoio da União. Em Jaru e Região, o pr ocesso iniciou em 2012 de forma gradativa, no entanto para 2016 existe a necessidade de acelerar o reordenamento ja que o recurso das series iniciais sera destinados exclusivamente a rede municipal.
A Coordenadora Regional de Educação Professora Nubia Morali, mesmo sabendo da necessidade do reordenamento tem procurado dar todo apoio a rede municipal para que seja garantido aos alunos a qualidade necessária ao processo educacional.Em relação ao programa de Correção do fluxo escolar o governo do Estado atraves da Secretaria Estadual de Educação está disponibilizando de forma gratuita o programa para os municipios. A parceria consiste na oferta da capacitação do professor e de todo o material utilizado na capacitação e os livros utilizado pelos alunos e pelo professor da sala. O municipio entrará com o apoio logistico. O programa Se Liga é destinado ao aluno não alfabetizado, que não possua laudo médico e que esteja em distorção idade/série.
O Acelera Brasil, que também é um programa de correção de fluxo, é destinado aos estudantes alfabetizados com distorção idade/série, porém que não conseguem acompanhar a classe com o sucesso que deveria. As turmas são formadas após uma avaliação diagnóstica e os professores que participam dos programas citados precisam receber a formação e ter o perfil exigido. Segundo os participantes da reunião, Jaru, Theobroma e Governador Jorge Teixeira contam com inúmeros profissionais que preenchem os requisitos necessários, facilitando assim a implantação nas escolas existentes no âmbito municipal. A coordenadora regional parabenizou a secretaria municipal e o prefeito Jose Lima que ainda em 2014 assinou o termo de adesão ao programa para funcionamento em 2015.
Conforme a secretaria Municipal de Theobroma Maria Emilia do Rosário o programa e viável e com bons resultados tendo em vista a experiencia neste ano. Para a representante da CRE/Jaru, o encontro foi um sucesso e houve um grande avanço na implantação da pauta discutida. Os municípios de Jaru e Governador Jorge Teixeira assinaram assinaram a adesão aos programas e o passo seguinte será colocar em prática as questões abordadas.