Jaru Online
Jaru, 28 de março de 2024

Resposta de médica para plantonista que debochou de paciente bomba na internet

A demissão de um médico que debochou da forma de falar de um paciente, movimentou as redes sociais esta semana e fez com que uma colega de profissão do rapaz se manifestasse em seu facebook. Sem citar o nome do clínico-geral, Guilherme Capel Pasqual, mas fazendo clara referência ao caso, a médica mineira Júlia Rocha escreveu em sua página que é necessário ouvir os pacientes, entendendo a linguagem popular.

Com o título ‘Existe peleumonia’, a doutora escreveu: “Eu mesma já vi várias. Incrusive com febre interna que o termômetro num mostra. Disintiria, quebranto, mal olhado, impíngi, cobreiro, vento virado, ispinhela caída. Eu tô aqui pra mode atestá. Quem sabe o que tem é quem sente. E eu quero ouvir ocê desse jeitinho. Mode a gente se entendê. Por que pra mim foi dada a chance de conhecê as letra e os livro. Pra você, só deram chance de dizê. Pode dizê. Eu quero ouvir.” (sic)

A postagem de Júlia, que também é cantora e participou do “The Voice Brasil” (2015), feita nesta sexta-feira, já contabiliza 43.325 compartilhamentos e mais de mil comentários. Além do médico, foram desligadas do Hospital Santa Rosa de Lima, em São Paulo, a enfermeira Renata Rodrigues, e a recepcionista Adrielli Conti. Elas comentaram de maneira jocosa o deboche feito pelo clínico-geral.

Entenda o caso

O deboche de um médico acabou causando a demissão dele, de uma enfermeira e de uma recepcionista do Hospital Santa Rosa de Lima, administado pela Santa Casa de Serra Negra, em São Paulo. O clínico geral Guilherme Capel Pasqua publicou, em seu Facebook, uma foto na qual aparece com uma receita que mostra a mensagem: “Não existe peleumonia e nem raôxis”. A postagem foi comentada pela recepcionista Adrielli Conti e pela enfermeira Renata Rodrigues, também demitidas nesta quinta-feira.

O clínico geral Guilherme Capel Pasqua: brincadeira de mau gosto
O clínico geral Guilherme Capel Pasqua: brincadeira de mau gosto Foto: reprodução/internet

— Eles estavam gozando do paciente e dizendo que isso era a cara da Santa Casa. Essa não é a forma que nenhum médico deveria agir e não toleramos. Ele é bom médico, mas é muito jovem. A enfermeira e a recepcionista entraram nessa brincadeira. A gente lamenta porque essa não é postura da Santa Casa. Nossa postura é de respeito e de dedicação às pessoas — disse a provedora da Santa Casa, Margarida Gerosa de Barros Manetti.

O caso ganhou repercussão ao ser publicado no blog “Comentando”, de Lauro Correa. E outros pacientes da cidade ficaram indignados com a postura do profissional. Uma das profissionais demitidas, a recepcionista Adirelli, é nora de Margarida.

— É namorada do meu filho e, infelizmente, eu tive que tomar uma atitude dura com ela, porque esse não é o tipo de postura que toleramos. Ela está chateada, mas estamos conversando e ela vai pedir desculpas publicamente. Não admitimos esse tipo de postura — afirmou.

Segundo o “G1”, o médico fez a publicação 20 minutos depois de atender ao mecânico José Mauro de Oliveira Lima, 42 anos, que estudou até o segundo ano do ensino fundamental e não sabe como falar corretamente algumas palavras.

— Não queremos nenhum tipo de brincadeira de mau gosto ou bullying com ninguém e isso não será tolerado — disse a provedora, que demitiu os três funcionários na quinta-feira à tarde. Além da demissão dos profissionais, ela informou que as redes sociais foram bloqueadas no computadores do hospital. Os profissionais serão orientados a não terem comportamentos desse tipo ou também serão demitidos, segundo a provedora.

O médico disse à “EPTV” que não teve intenção de ofender e pediu desculpas. Segundo o “G1”, ele acredita que é o contexto social que define as regras do português. Disse também que não estava trabalhando no momento e que fazia uma brincadeira entre os médicos que têm um grupo em rede social e que vai processar quem postou a foto na rede social.


COMPARTILHAR