Durante entrevista no programa “A Hora do Agro” desta sexta-feira (15), os servidores da Agencia de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON em Jaru, o médico veterinário e fiscal sanitário, Juliano Silva dos Santos, e o servidor Everson Bordon, explanaram sobre diversos assuntos que envolvem o rebanho bovino em nossa região, bem como temas que remete a atuação do órgão.
Juliano, divulgou que a cidade de Jaru atualmente possui o maior rebanho de sua história com 606.552 cabeças, sendo 446 mil de gado que correspondem a 73% do total e 159.325 cabeças de gado leiteiro que correspondem a 26%.
Já no contexto regional de competência do órgão, sendo: Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari e Machadinho do Oeste, já são quase 2 milhões de cabeças.
Um número bem superior aos 122 mil habitantes que atualmente residem nestes municípios.
De acordo com o médico veterinário, nos últimos 3 a 4 anos, o rebanho destas cidades, aumentaram consideravelmente em 20%, o que ele acredita ser resultado da retenção de animais em meio ao um ciclo, e a lei do mercado regulado pelos preços.
Ambos, Juliano e Everson, convergiram sobre uma melhoria nas técnicas de produção frente a uma possível diminuição nas áreas de pastagens com a migração para a soja.
Questionados os técnicos também relataram os procedimentos adotados quando há suspeitas de febre aftosa, bem como ocorre sua transmissão. A entrevista conduzida pelo apresentador José Augusto, também tratou de outros assuntos de competência do órgão.
Acompanhe na integra abaixo: