Jaru Online
Jaru, 3 de outubro de 2024

Redução de desigualdades por meio da educação e do progresso científico é tema de redação do CNU

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de Enem dos concursos, mobiliza mais de 2,1 milhões de pessoas neste domingo (18), todas em busca de um emprego no serviço público federal. A proporção nunca antes vista deste que, segundo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o maior da história do Brasil, provoca ansiedade e expectativa nos candidatos.

O tema da redação  é ‘Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira’
Apenas os candidatos do bloco 8, que concorrem a cargos de nível médio, tiveram que fazer a redação. Essa é a área com o maior número de inscritos do concurso: 694.551.

Pela manhã, os participantes também responderam a 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa. E, à tarde, a prova continua com 45 questões objetivas de matemática, noções de direito e realidade brasileira.

No lugar da redação, os candidatos dos demais blocos temáticos, que concorrem a cargos de nível superior, responderam a uma questão dissertativa, sobre um assunto relacionado à área de atuação em que se inscreveram.

A primeira edição do Concurso Nacional Unificado contou com cinco versões diferentes na prova do primeiro turno para as vagas que exigem ensino médio. As provas continham as mesmas questões, mas em ordem diferente.

Os candidatos precisaram responder 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa e escrever uma redação com o tema: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socieconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira”.

As questões ainda contaram com um único texto-motivador e exigiram interpretação textual, de sentido e de oposição, além de conhecimentos da norma padrão. Para identificar as provas foram usadas “frases temáticas” e um número de gabarito de 1 a 5.

Agencia Brasil


COMPARTILHAR