Quase 7 mil testes rápidos de Covid-19 já foram realizados no formato drive-thru, em RO

Publicada em


6.720 testes rápidos de Covid-19 foram realizados no formato drive-thru, de junho de 2020 até março de 2021, em Rondônia. Desse total, 622 deram positivo para a doença.

Os exames foram feitos através do projeto de intensificação “Mapeia Rondônia”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que tem o objetivo de realizar a testagem simultânea nos 52 municípios do Estado, focando na população com síndrome gripal e com outros sintomas da doença por sete dias.

Por ser a mais populosa, Porto Velho foi a cidade que mais fez testes no formato drive-thru: 3.355 testagens, que resultou em quase 600 casos positivados para a doença.

Veja, no gráfico abaixo, o número de testes feitos em distritos e cidades:

De acordo com o governo do estado, as ações do Mapeia Rondônia fizeram com que Rondônia ficasse em 1º lugar no ranking nacional de testagem para Covid-19.

Distribuição

Entre junho e setembro de 2020 foram distribuídos 160 mil testes rápidos aos 52 municípios do estado, sendo que 60 mil foram repassados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e 100 mil foram adquiridos com recurso estadual pela Sesau.

Além disso, mais 75 mil testes rápidos foram entregues às redes municipais de saúde de todas as prefeituras.

Já em 2021, Rondônia recebeu a doação de 62 mil testes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em parceria com o Ministério da Saúde. Desses, 30 mil foram distribuídos para os municípios do interior e 12 mil para Porto Velho.

Fonte: g1/ro