Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Quadrilha sitia Centro de Criciúma e faz reféns em assalto a bancos; VÍDEOS

Moradores de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, registraram intenso tiroteio na madrugada desta terça-feira (1°). A Polícia Militar informou que se trata de assaltos simultâneos a agências bancárias. Ao menos um policial e um vigilante ficaram feridos durante o confronto.

Imagens nas redes sociais mostram pessoas feitas reféns e abordadas nas ruas pelos criminosos. Os suspeitos fizeram bloqueios em vários pontos da cidade.

Os primeiros relatos foram feitos por volta meia-noite e os tiroteio durou mais de uma hora. O som dos disparos foram ouvidos principalmente na região central.

A PM informou que o grupo incendiou o túnel na cidade de Tubarão, que dá acesso a Criciúma, para tentar impedir que reforços cheguem até o local. No município, alvo da ação criminosa, um batalhão da polícia também foi atacado e ao menos um veículo foi incendiado.

Tiroteio em Criciúma na madrugada de terça-feira — Foto: Redes sociais/ Reprodução

Tiroteio em Criciúma na madrugada de terça-feira — Foto: Redes sociais/ Reprodução

A Polícia Militar da região foi acionada e informou que busca reforços para combater o grupo. Segundo o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, do 9ª Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), policias de Araranguá, Tubarão Içara estão deslocando para a cidade.

“Uma quadrilha do crime organizado, que é especializada em assalto a banco. A gente chama de modalidade novo cangaço. Eles fazem assalto simultâneo, atacam quarteis, como atacaram no batalhão também”, disse o tenente.

O Batalhão e Operações Especiais (Bope) e o Choque da PM de Florianópolis também foram acionados.

“Informações é que têm vários masculinos com fuzil, armas longas. A gente pede para que os moradores, cidadãos, fiquem em casa abrigados”, disse Andrade.

Reféns

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra seis pessoas sentadas em uma faixa de pedestres entre o tiroteio. O relato informa que entre os reféns estariam garis.

Moradores foram feitos reféns na madrugada desta terça-feira em Criciúma — Foto: Redes sociais/ Reprodução

Moradores foram feitos reféns na madrugada desta terça-feira em Criciúma — Foto: Redes sociais/ Reprodução

Fuga

Durante a fuga, pelo menos um malote de dinheiro foi abandonado pela quadrilha. Por volta das 2h30, peritos estavam nas principais ruas do Centro para verificar a suspeita de abandono de materiais explosivos na região.

Feridos

Ao menos um policial militar e um vigilante foram baleados. Conforme Andrade, o policial foi atingido na região do abdômen e foi levado para o hospital. O estado de saúde dele é considerado estável.

Cidade sitiada

Após as primeiras informações de moradores pelas redes sociais, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) informou que mantém contato com as autoridades. Segundo ele, no momento as informações são ainda desencontradas, por isso os moradores foram orientados a permanecer dentro de casa.

“A cidade neste momento tá sitiada. São criminosos aí muito bem preparados. Certamente vieram de outros estados da federação. Recomenda-se que você fique em casa”, disse.


COMPARTILHAR