Psiquiatra Dr. Italo Florentino estará atendendo neste sábado(15) na Clin Med

Psiquiatra Dr. Italo Florentino estará atendendo neste sábado(15) na Clin Med
rondonia forte

Preocupados em atender todos os anseios da população no quesito saúde, a Clin Med, traz agora para o município de Jaru uma nova especialidade, neste sabado (15), o médico Psiquiatra Dr. Italo Florentino estará atendendo pacientes que necessitem de cuidados especiais na saúde mental.

Não deixe a sua saúde para depois! Ligue nos fones: 3521-6811 ou 9 9230-3553 e agende sua consulta.

A Clin Med está localizada na rua Raimundo Cantanhede, 760, Setor 02.

Saiba mais:

Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras (até meados do século XX foi também comum a designação alienistas).

A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento.

Existem três grandes grupos de tratamento dentro da psiquiatria:

  • Tratamento Psicoterápico: aquele feito sem a prescrição de medicamentos;
  • Tratamento Farmacológico: aquele feito com medicação psiquiátrica (antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor, antipsicóticos, entre outros);
  • Tratamento Combinado: quando é necessário unir os dois anteriores para a melhor eficiência do tratamento.

Qualquer tratamento só inicia após o esclarecimento ao paciente dos objetivos da abordagem, sua duração e custos. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, dentre os transtornos psiquiátricos mais frequentes estão:

  • Transtornos do Humor: depressões, transtorno distímico, bipolaridade e suicídios;
  • Transtornos de Ansiedade: síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, fobia social, agorafobia e outras fobias específicas.
  • Transtornos de Alimentação
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Esquizofrenia
  • Doença de Alzheimer
  • Autismo

Todos esses transtornos podem ser tratados a partir da consulta com um psiquiatra e também com o auxílio de psicólogos.

 

Comentários