O Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), lançou na segunda-feira (7), o projeto “Setic Explica”, que por meio de vídeos interativos e dinâmicos compartilhados na página do Facebook da Superintendência, além de grupos do whatsapp e intranet (portal do servidor), tem o objetivo de levar à sociedade, aos clientes e parceiros, bem como aos servidores públicos, informações atualizadas e contextualizadas sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) conexas com as atividades da Setic.
O uso da ferramenta Voice Over Internet Protocol (Voip), Infovia, além de portarias, decretos, e até mesmo sobre a extinção do Comitê Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Coetic) e atribuições herdadas pela Setic, são alguns dos temas previstos no novo projeto.
A ação obedece ainda a determinações da Lei Complementar 965/2017, que elenca como atribuições da Setic, por exemplo, a responsabilidade pela orientação técnica, em nível central, das atividades de TIC e transformação digital dos órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta de Rondônia, trabalhando a modernização administrativa e inovação pública.
COMUNICAÇÃO
O projeto foi desenvolvido no formato de vídeos curtos e inicia com um especial composto de três episódios, trazendo também explicações, por meio de banners virtuais. A ideia é desmistificar os produtos e serviços disponíveis da Setic, buscando aprimorar a comunicação entre a instituição e seus clientes, além de sanar dúvidas recorrentes sobre temas de importância para o setor tecnológico.
O primeiro episódio tem duração de pouco mais de um minuto e estreia com a temática sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), previsto pela Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. O material é apresentado pelo encarregado de Tratamento de Dados Pessoais da Setic, bacharel em Direito e especialista em Direito Digital e Compliance, Tiago Aguiar.
“Acredito que o programa seja uma ótima alternativa para promover mais conhecimento, compartilhando ideias e ações que a Setic está promovendo. Isso poderá ajudar outros órgãos do Governo do Estado e também a sociedade, que conhecerá mais sobre os serviços ofertados pelo Poder Executivo, que contam com o apoio da Setic”, reiterou.
Segundo o diretor técnico da Setic, Maico Moreira, os maiores beneficiados neste projeto são os clientes consumidores dos produtos da Setic
“As secretarias e gestores são os principais beneficiados, que fazem a solicitação desses serviços. A proposta é que os que já conhecem saibam da amplitude destes serviços e os que não sabem tenham interesse em se tornar clientes. Além do cliente final, que são os servidores que estão lá na ponta, para que saibam destas ferramentas que temos disponíveis para que possam fazer uso, como o Voip por exemplo”.
Moreira explica ainda, que as ações devem ir além com mais novidades no setor.
“Vamos retornar com nossos ciclos de palestras e lançar em breve nosso primeiro “podcast”, nas nossas redes sociais; são assuntos ligados à área de tecnologia para o público acadêmico e demais”, finaliza.
Fonte: secom/setic