Professores de Jaru visitam museu e sítio arqueológico em Presidente Médici

Professores de Jaru visitam museu e sítio arqueológico em Presidente Médici
ELETROSSOL NORTE JARU Instalação energia solar

Os professores de Jaru Maria Aparecida de Oliveira, Ciderli Santana Souza e Elias Gonçalves realizaram no último sábado (26) uma importante visita ao município de Presidente Médici. Na ocasião, os educadores jaruenses foram ao Centro de Pesquisas Museu Regional de Arqueologia de Rondônia e a um dos principais sítios arqueológicos de arte rupestre do estado: o Sítio Arqueológico Mirante existente no distrito de Riachuelo.

Todos os professores que foram a Presidente Médici dedicam uma atenção especial à História de Rondônia. Maria Aparecida de Oliveira é professora aposentada, porém continua fazendo o que for necessário para conhecer cada vez mais a parte histórica de Rondônia e suas potencialidades. Ciderli Santana de Souza exerce atualmente o cargo de diretora na escola estadual Raimundo Cantanhêde e possui uma trajetória dedicada à História de Jaru e de muitos municípios rondonienses. Autor do livro “Vivendo Nossa História”, o professor Elias Gonçalves, é graduado em História e, além de outras disciplinas, leciona nas áreas de História Geral, História de Rondônia e Geografia d e Rondônia.

Marcada com antecedência, a viagem para Presidente Médici foi cercada de muitas expectativas. Inicialmente os educadores jaruenses foram recepcionados pela especialista em Arqueologia Amazônica e diretora do Museu Regional de Arqueologia, professora Maria Coimbra de Oliveira. Durante a visita a equipe jaruense conheceu as instalações do museu e diversos objetos considerados históricos pela Arqueologia em Rondônia, além de poder conhecer a historicidade de cada peça ali existente.

Após a visita em todas as instalações disponíveis para o público, cada professor recebeu um exemplar devidamente autografado do livro “Arte Rupestre em Rondônia”, uma obra referencial para o tema e que deve ser abordada em todos os segmentos sociais que almejam se aprofundar na história estadual. Devido ao fato de estar atuando na direção de uma unidade educacional, a professora Ciderli recebeu um livro destinado à escola Raimundo Cantanhêde. Já o professor Elias Gonçalves trouxe da viagem dois exemplares: um para uso pessoal e outro destinado à escola Olga Dellaia, uma das instituições de ensino em que o mesmo leciona atualmente.

A segunda etapa da visita ocorreu no Sítio Arqueológico Mirante, patrimônio histórico rondoniense existente no distrito de Riachuelo. Na ocasião eles visitaram dois locais onde existem arte rupestre naquele município, entre eles, o Sítio Arqueológico Mirante, um dos lugares de Presidente Médici que mais concentra a arte rupestre, obra artística carregada de inúmeros significados, alguns ainda desconhecidos por arqueólogos.

Satisfeito com o que observou em Médici, o professor Elias Gonçalves ressaltou que, além de repassar os conhecimentos adquiridos a seus alunos em aulas posteriores, a visita foi bastante oportuna devido ao tema do desfile de Sete de Setembro que será realizado pelas escolas jaruenses, onde as unidades escolares abordarão a História de todos os municípios rondonienses. Ainda nesta semana, Gonçalves entrará em contato com a escola municipal Menézio de Victo, a instituição responsável por levar para o desfile a importante história do município de Presidente Médici.

Elias Gonçalves e Ciderli Santana estão em uma parceria – que também inclui o professor Robert Muracami – para escrever um livro com importantes fatos históricos do município de Jaru.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários