Jaru Online
Jaru, 24 de novembro de 2024

Produção de inhame no Assentamento Palmares em Nova União movimenta a economia local

Com uma área de 19 hectares e uma expectativa de produzir 600 toneladas a cultura do inhame gera renda e valor no Assentamento Palmares município de Nova União, localizado na região central do Estado. O jovem produtor Jonatas Borges Jesus que há 4 anos apostou na cultura do inhame disse que toda sua produção é comercializada para a região nordeste do país e que a cada ano o cultivo do produto atrai mais produtores interessados na mencionada cultura.

O inhame é cultivado, normalmente, em países da África, América Latina, Ásia e Oceania, por seu excelente desenvolvimento em regiões tropicais e subtropicais. A colheita se dá por volta de 180 dias do plantio, quando o mesmo apresenta-se maduro, com a secagem das flores e amarelecimento das folhas. Rico em minerais, vitamina do complexo B e carboidratos, o tubérculo possui baixo teor de gordura e é bom estimulante do apetite.

Implantado inicialmente no município de São Francisco do Guaporé a produção de inhame vem se consolidando como uma das principais culturas de incremento à economia de Rondônia e hoje tem destaques os municípios do entorno da BR 429, Nova União, Machadinho do Oeste, Vale do Paraíso, Porto Velho entre outros. As variedades que mais se adaptaram ao solo rondoniense foram: Inhame Da Costa (Dioscorea cayennensis Lam.) e Inhame SãoTomé (Dioscorea alata L.). Devido as condições edafoclimáticas favoráveis a cultura, a primeira experiência foi realizada na região do Porto Murtinho, por agricultores que vieram do nordeste e se instalaram naquele localidade. 

Considerado um dos alimentos medicinais mais eficientes, com inúmeros benefícios à saúde, o inhame é um produto muito procurado para consumo de quem quer levar uma vida mais saudável. Países como Paquistão, Holanda e Estados Unidos têm buscado a produção rondoniense para satisfazer a necessidade de sua população.

O escritório local da Emater/RO em Nova União vem prestante a assistência técnica segundo comentou o produtor Jonatas Borges, que também fez menção ao apoio da prefeitura através de ações voltadas para o fortalecimento da cultura do inhame. “Mesmo com o cenário de indefinição estamos bastante otimista e a provar é que mais uma vez toda minha produção de inhame já está comercializada com um preço no patamar bom o que nos garante a geração de renda e valor”, disse o produtor Jonatas Borges.

Benefícios do inhame: por que esse tubérculo é tão poderoso para a nossa saúde?

Inhame faz bem para o coração por ter substâncias que ajudam a controlar o colesterol
Uma das maiores vantagens do inhame é contar com fibras que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, um dos fatores responsáveis pelo surgimento de doenças cardiovasculares. Além disso, ele também tem vitaminas do complexo B (B6 e B9) que ajudam a controlar os níveis de homocisteína – um aminoácido que aumenta o colesterol ruim (LDL) quando ele aparece em grande quantidade no organismo.

Funciona como aliado de quem deseja emagrecer
As fibras que fazem parte da composição do inhame também podem ajudar quem deseja emagrecer por aumentarem a sensação de saciedade no organismo – o que é importante para que as refeições sejam feitas no horário certo e sem excessos. Outro ponto positivo é a presença de carboidratos, que dão mais energia para o corpo por liberarem a glicose de maneira mais lenta para a corrente sanguínea.

Além disso tudo, o fato de ajudar a aumentar os níveis de DHEA – hormônio que, dentre outras funções, consegue impedir a ação de uma enzima responsável pela síntese de gordura – também é um dos motivos que justificam esse benefício do inhame.

Aumento no nível de DHEA também ajuda a prevenir o mal de Alzheimer
Ao aumentar os níveis de DHEA, além de ajudar a emagrecer, o inhame também auxilia na prevenção do mal de Alzheimer. Isso ocorre porque a doença é relacionada justamente à diminuição desse hormônio no nosso organismo ao longo dos anos – problema que pode ser evitado com o auxílio das vitaminas que fazem parte da composição do tubérculo.

Saúde feminina também é beneficiada pelo consumo de inhame
Você sabia que o inhame também traz benefícios específicos para as mulheres? Isso porque ele conta com nutrientes que funcionam como repositores de hormônios importantes para a saúde delas – como é o caso do estrogênio, por exemplo, que aumenta a fertilidade e diminui os sintomas que acompanham o começo da menopausa.

Tubérculo traz benefícios para o sangue
Além de ser fonte de ferro, o inhame também conta com outros nutrientes que auxiliam na absorção e acesso ao mineral (cobre e vitamina C, respectivamente) e na produção de hemoglobina e ácido fólico (vitamina B6). Por isso, o sistema sanguíneo é um dos mais beneficiados pelo consumo do tubérculo, e o organismo diminui as chances de desenvolver problemas sérios relacionados à falta dessa substância, como é o caso da anemia.

Presença de antioxidantes ajuda a evitar o câncer
Por contar com betacaroteno e vitamina C em sua composição – dois agentes antioxidantes -, o inhame também tem como benefício ajudar a prevenir o câncer. Essas substâncias impedem a ação dos radicais livres, que causam a proliferação das células cancerígenas.


COMPARTILHAR