Primeira pista de teste de Rondônia é inaugurada pelo Detran em Ouro Preto do Oeste

Primeira pista de teste de Rondônia é inaugurada pelo Detran em Ouro Preto do Oeste
ELETROSSOL NORTE JARU Instalação energia solar

A primeira pista de teste do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) foi inaugurada na manhã de sábado (31) na cidade de Ouro Preto do Oeste (RO), distante 334 quilômetros de Porto Velho. A pista ocupa uma área de 21 mil m², com custo de construção no valor de R$ 3,2 milhões, no loteamento Park Amazonas.

Além de uma estrutura para os testes teóricos e práticos para futuros condutores, foi construída uma mini cidade de trânsito com ruas sinalizadas que será usado para educação infantil.

De acordo com José Albuquerque Cavalcante, diretor do Detran, esta é uma proposta embrionária, a primeira do estado de uma série que já foi programada. O local tem uma pista de teste moderna, com salas de testes teóricos que contará com tabletes, e a mini cidade para as crianças terem as primeiras noções de trânsito.

“Estaremos também atendendo as autoescolas, que mediante um convênio com o Detran sairão das ruas de Ouro Preto para um local com mais segurança e conforto para alunos e instrutores”, falou Albuquerque, acrescentando que a próxima a ser inaugurada possivelmente será na cidade de Jaru (RO).

VSB SEGUROS AUTO - EXPERIMENTE UM ACIDENTE (2)

 

 

Quanto ao uso dos tabletes nas avaliações teóricas dos futuros condutores, Acácio Figueira, diretor de habilitação, explicou as mudanças fundamentais com a nova tecnologia. “Todas as provas do Detran agora serão eletrônicas, isso irá diminuir possíveis fraudes e agilizará muito o processo de emissão da CNH, ofertando maior segurança através do sistema de identificação biométrica”, avaliou Acácio.

Marta Luana é servidora do Detran, e atua no departamento de educação de trânsito em Ji-Paraná. Ela foi a Ouro Preto, visitou escolas durante a semana para falar com as crianças sobre as sinalizações e cuidados nas ruas. Por fim, levou os alunos até a mini cidade para poder conhecer na prática aquilo que foi repassado na teoria.

“Aqui nós podemos mostrar na prática para as crianças as sinalizações. Desde cedo eles começam a se familiarizarem com as placas, tornando-se no futuro melhores condutores”, disse Marta.

Crianças em aulas sobre educação no trânsito (Foto: Rinaldo Moreira/ G1)

Crianças em aulas sobre educação no trânsito (Foto: Rinaldo Moreira/ G1)

Durante o evento de inauguração, foram entregues aos Bombeiros Mirins os certificados de conclusão de um curso de educação de trânsito coordenado pelo servidores Detran em Ouro Preto. Os BM Mirins foram os fiscais do trânsito na mini cidade.

O terreno da pista de testes foi doação do município, de uma área no Park Amazonas, onde foi investido R$ 3,2 milhões para construção, que ocupa 21 mil m².

Mini cidade foi construída em pista de testes (Foto: Rinaldo Moreira/ G1)

Mini cidade foi construída em pista de testes (Foto: Rinaldo Moreira/ G1)

Comentários