Primavera de 2018 começa neste sábado com temporais, chuvas fortes, raios e ventanias, em Rondônia, Acre, MT e Amazonas

Primavera de 2018 começa neste sábado com temporais, chuvas fortes, raios e ventanias, em Rondônia, Acre, MT e Amazonas

PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DOS TEMPORAIS

O aumento da incidência de luz solar, durante a primavera, provoca um aumento nas temperaturas do ar, dos solos e das águas superficiais dos oceanos adjacentes à América do Sul, o que gera, consequentemente, mais evaporação das águas e, desta forma, aumenta a formação de nuvens de chuva na região.
Sendo a estação da transição do inverno – mais frio e seco – para o verão – mais quente e úmido -, ocorrem choques térmicos que causam temporais quase diários em vários pontos do pais.

 

CHUVAS ACIMA DA MÉDIA

Nesta primavera, que vai até dezembro, segundo nossas projeções, as chuvas devem ficar acima da média climatológica para a época na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal e do Amazonas. Isto devido a fatores como a temperatura das águas do oceano Atlântico, entre a ilha dos Açores (Portugal) e o arquipélago de Fernando de Noronha (Brasil), e a circulação dos ventos em baixa e média altitudes, assim como a formação de centros de baixa pressão atmosférica no continente.
Quanto às temperaturas, deverão, de um modo geral, ficar ligeiramente abaixo da média para a época.
No sul da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas e Rondônia) e na região do Pantanal de Mato Grosso, ocorrerão algumas penetrações de ar frio polar, causando queda da temperatura e, possivelmente, provocando leves friagens, principalmente no mês de outubro.

 

 

TEMPORAIS SERÃO FREQUENTES

As áreas com maior probabilidade, segundo nossas análises, são o Acre, Rondônia, sul e oeste do Amazonas, centro, sul, oeste e norte de Mato Grosso e as regiões de planícies da Bolívia e de selva do Peru.

Portanto, é necessário que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

Condição de tempo Brasil

Análise da Imagem de Satélite

Comentários