Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Prefeitura de Cacoal, RO, decreta situação de emergência por causa de enchentes; Cerca de 200 famílias ficam desabrigadas

Devido a enchente que afetou cerca de 300 famílias em Cacoal (RO), a prefeitura publicou um decreto declarando situação de emergência na noite desta sexta-feira (18). O documento prevê medidas de enfrentamento à situação que se instaurou pela cidade.

De acordo com o texto, as enchentes afetaram significativamente pelo menos 20 bairros da zona urbana da cidade, além de sete linhas rurais. Pontes e bueiros foram danificados ou destruídos e as localidades mais afetadas foram isoladas.

Chuvas caem em Cacoal e regiões adjacentes, sem parar, desde as primeiras horas desta sexta-feira. A quantidade de água causou a elevação repentina dos rios:

  • Pirarara,
  • Salgadinho,
  • Tamarupá,
  • Riozinho e
  • Machado.
Cheia dos rios que passam por Cacoal já atinge cerca de 300 famílias — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cheia dos rios que passam por Cacoal já atinge cerca de 300 famílias — Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a Defesa Civil, as réguas que medem o nível dos rios foram completamente cobertas pela água, dificultando o processo de medição.

O transbordamento dos rios já deixa cerca de 200 famílias desabrigadas e 100 desalojadas. A prefeitura disponibilizou a escola municipal Luís Lenzi, no bairro Floresta, para auxiliar as famílias afetadas.

O que muda com o decreto?

Cheia dos rios que passam por Cacoal (RO) já atinge mais de 300 famílias — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cheia dos rios que passam por Cacoal (RO) já atinge mais de 300 famílias — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O decreto de emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem no auxílio aos moradores e na reconstrução da cidade sob orientação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Também fica aprovada a convocação de voluntários para reforçar as ações de apoio e organizar campanhas de arrecadação de recursos.

O documento autoriza que, em caso de risco iminente à população, os agentes estão autorizados a entrarem nas casas para prestar socorro e utilizarem de propriedade particular, assegurando indenização por possíveis danos.

Por fim, fica dispensada a necessidade de licitação nos contratos para aquisição de bens e serviços e obras necessários para conter os desastres e reconstruir a cidade, desde que as ações sejam concluídas em um prazo de até 180 dias, tempo de validade do decreto.

A cheia dos rios que passam por Cacoal (RO) já atinge cerca de 300 famílias, sendo 200 desabrigadas e 100 desalojadas, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira (18). Diante da situação, foi emitido um alerta laranja por perigos de chuvas e ventos intensos.

Desde as primeiras horas desta sexta chove sem parar no município e regiões adjacentes. A régua que mede os rios já foi completamente coberta pela água e os órgãos de segurança não conseguem quantificar em qual altura os rios estão.

De acordo com a prefeitura, o nível do Rio Machado já subiu mais de dois metros e deve continuar aumentando. Além do Machado, o aumento dos rios Tamarupá, Salgadinho e Pirarara afetam a região.

Homem é resgatado de cima de uma árvore durante enchente em Cacoal, RO
Homem é resgatado de cima de uma árvore durante enchente em Cacoal, RO

Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver um homem em cima de uma árvore, ao lado de um carro quase todo coberto pela água. Momentos depois ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros (veja acima).

O grande volume de água destruiu pontes da zona rural e urbana e deixou moradores ilhados.

Onde buscar por ajuda?

Imagens mostram estragos causados por enchente em Cacoal, RO

A Prefeitura de Cacoal informou que a escola municipal Luís Lenzi foi disponibilizada como abrigo para as famílias que tiveram suas casas atingidas. Resgates são feitos em várias regiões da cidade.

Em uma das ocorrências, um idoso acamado que teve a casa alagada precisou ser resgatado por uma equipe da secretaria de saúde.

Segundo a prefeitura, solicitações de ajuda podem ser feitas através do número do Corpo de Bombeiros no 193.

BR interditada

A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia (PRF) informou que alguns trechos da BR-364 próximos à Cacoal foram alagados em razão das chuvas e o trânsito no km 303 foi totalmente bloqueado, sem previsão para retorno.

Confira o comunicado na íntegra:

Em razão das fortes chuvas de hoje, sexta-feira (18), houve alagamento de alguns trechos da BR 364 próximo ao município de Cacoal. Há bloqueio total de trânsito no km 303, sem previsão de liberação. Há muita água acumulada na pista e neste momento, 16h17, chuva continua intensa.

G1/RO


COMPARTILHAR