As pontes rolantes são, atualmente, fundamentais para vários segmentos da sociedade. Entenda melhor como elas funcionam
A ponte rolante é um equipamento usado para promover a movimentação e elevação de cargas que, dificilmente, conseguiriam ser movidas manualmente. Ela é encontrada em vários ambientes, como indústrias, armazéns, portos e obras. Sua utilização, portanto, proporciona agilidade e segurança nos processos que envolvem carregamento e descarregamento de grandes pesos.
O equipamento é constituído, basicamente, por uma viga, um carro e uma talha. Foi desenvolvido justamente para suportar cargas variadas e é composto por uma estrutura metálica horizontal. As pontes rolantes se movem sobre trilhos que são apoiados em vigas de rolamento. A carga de elevação é limitada somente pelo vão do equipamento, comprimento do caminho de rolamento e altura de elevação.
As pontes rolantes são utilizadas em muitos segmentos industriais, como metalúrgico, mecânico, químico, siderúrgico, automotivo e construção civil. Elas têm a capacidade de auxiliar na movimentação de matéria-prima, cargas e produtos. Serve para todo o processo de fabricação, armazenagem e expedição. Além disso, podem ser operadas por meio de controles remotos industriais.
São muitas as vantagens do uso de pontes rolantes. Entre elas, podemos citar a otimização do tempo, a segurança e a facilidade no transporte de materiais. E, ainda, os espaços são melhor aproveitados, sem contar o grande aumento da produtividade e da economia.
Como dissemos, são inúmeros os benefícios que as pontes rolantes proporcionam a uma operação. Elas ajudam as empresas a terem mais praticidade, agilidade, economia e, o mais importante, produtividade. Essas pontes foram criadas, exatamente, para suportarem grandes cargas. Claro, realizando a movimentação de forma segura, estável e suave.
Ademais, as pontes rolantes reduzem os gastos com gás e motorista operador, bem como manutenções rotineiras.
Os principais elementos que constituem uma ponte rolante são a viga, o carro e a talha. Até mesmo um anemômetro pode ser introduzido. Para haver a instalação da ponte, é preciso de apoio de sustentação para os trilhos e caminho de rolamento. Em lugares que não há esse suporte, é necessário a personalização.
O carro tem o papel de elevar e descer a carga, e correr ao longo do eixo transversal. Dependendo da operação, as pontes podem possuir carros principais e auxiliares. A elevação é feita, normalmente, através de cabos de aço ou correntes. E os objetos movidos horizontalmente ao longo do eixo da própria ponte.
O equipamento pode ser acionado e operado através de controles remotos industriais para pontes rolantes. Isso, portanto, reduz despesas com mão-de-obra e acarreta outros benefícios, como otimização do tempo, melhores condições de trabalho e aumento do desempenho.
Além disso, as pontes rolantes são, grande parte das vezes, equipadas com inversores de frequência (drives). O instrumento torna as operações mais eficientes e seguras. Afinal, leva suavidade aos movimentos (principalmente na aceleração e frenagem) e durabilidade para o motor e sistema mecânico do equipamento.