Um grupo de pessoas que está usando perfil falso em uma rede social para injuriar, difamar e caluniar candidatos a prefeito, em Urupá (RO), está sendo procurado pela Polícia Civil de Rondônia. A busca pelos suspeitos foi deflagrada através da ‘Operação Fake’, iniciada na última quinta-feira (18).
Segundo a Polícia Civil, quatro pessoas já foram conduzidas coercitivamente, uma delas, residente em Belo Horizonte(MG). O suspeito foi localizado pela Delegacia de Crimes Cibernéticos da capital mineira.
A operação, de acordo com a polícia, visa coletar informações sobre integrantes do grupo que age no município de Urupá a fim de interferir nas eleições municipais desse ano. Conforme a Polícia Civil, o grupo investigado utiliza o perfil falso para apresentar os adversários da atual administração de forma jocosa e desrespeitosa, inventando ou distorcendo fatos e agredindo a honra.
O objetivo da ação do grupo é “arruinar” o patrimônio moral dos demais candidatos a prefeito e inviabilizar eventuais candidaturas a cargos eletivos municipais. Os investigados podem ser indiciados por crimes de associação criminosa e calúnia e difamação, cujas penas podem passar de quatro anos de reclusão.