Uma operação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil apreendeu nesta sexta-feira (30) um carro de luxo blindado que era utilizado por um chefe de facção para se deslocar entre os estados de Rondônia e Rio de Janeiro. O objetivo da ação foi desmantelar um facção criminosa responsável por mais de 20 homicídios e crimes violentos em Vilhena (RO)
Foram cumpridos 41 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens, incluindo R$ 2,5 milhões. A ação aconteceu em três estados: Rondônia, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
O líder da facção criminosa é um dos principais alvos da operação. Segundo a polícia, ele já havia sido preso em uma ação anterior da força-tarefa de Vilhena, com o apoio de policiais do Rio de Janeiro. Agora ele enfrenta novo mandado de prisão e sequestro de bens.
O esquema funcionava em família. Além do líder, o pai e a esposa dele também são suspeitos de integrarem a organização criminosa.
Segundo a polícia, a facção criminosa de Vilhena iniciou as atividades em 2023 e foi responsável por uma onda de violência na cidade ao longo de 2024, incluindo mais de duas dezenas de homicídios. Eles também são suspeitos de roubos de motocicletas, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Cerca de 80 policiais civis e militares participaram da operação. Armas de fogo e drogas foram apreendidas nas residências dos suspeitos, o que gerou prisões em flagrante.
Objetos apreendidos durante operação em Rondônia — Foto: Polícia Civil/Divulgação
G1