Jaru Online
Jaru, 27 de novembro de 2024

PM e Incra farão operação contra furtos e conflitos agrários em RO

A Polícia Militar (PM) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrárica (Incra) realizarão  uma operação que visa evitar furtos e conflitos agrários em assentamentos e fazendas no Cone Sul do estado. Segundo a PM, os trabalhos da Operação Paz no Campo começam na próxima quinta-feira (10).

Segundo o tenente Thiago Araújo, do 3º Batalhão de Polícia Militar, a medida também tem como objetivo inibir o uso de estradas vicinais por traficantes suspeitos de furtos e roubos nos municípios do Sul do estado, principalmente em Vilhena. Vamos verificar a situação das fazendas, nas áreas onde tenham possíveis reintegrações de posse, para garantir a segurança da população na área. Duas guarnições farão o patrulhamento rural”, descreve.

A Polícia Militar registrou em 2015 mais de 1,3 mil furtos em Vilhena. Só em março foram 155 ocorrências. Outro tipo de crime recorrente são os roubos, que de janeiro a novembro tiveram 352 registros.

Araújo alerta a importância da população no combate à criminalidade.  “O trabalho da população é sempre importante, porque segundo a constituição federal, a segurança pública é responsabilidade de todos. A população tem responsabilidade, então através do 190 pode ser feita uma denúncia anônima, repassando as características e local do fato”, informa.

Na primeira fase da Operação Paz na Terra, realizada na semana passada em todos os municípios do Cone Sul, duas motocicletas roubadas foram apreendidas e duzentas pessoas foram abordadas pelos militares. Na quinta-feira (10), segundo Araújo, começa a segunda fase.


COMPARTILHAR