A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Kassíteros para combater os crimes de garimpo ilegal e usurpação de bens da União.
A investigação teve início após a abordagem de dois homens que transportavam uma grande quantia proveniente da venda de cassiterita, alegando exploração legal do minério, mas sem licença ou autorização oficial.
Na investigação, descobriu-se que o minério era retirado do interior de uma Terra Indígena, com a participação de indígena e empresário da área de mineração que comprava o minério e ajudava na legalização dos documentos para dar uma aparência de legalidade ao minério extraído.
Sete mandados de busca e apreensão foram executados, sendo quatro deles em Ariquemes, e três em Espigão do Oeste, um deles na Terra Indígena Roosevelt.
O objetivo da execução dos mandados é reunir mais informações que apontem para as atividades criminosas, identificar envolvido, apreender materiais ilícitos e descobrir outros delitos cometidos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavra ou extração sem autorização, usurpação de bens da União e organização criminosa.
Rondoniaogra