De tempos em tempos, surge uma nova dieta que vira modinha. E, em boa parte dos casos, quem sofre são os carboidratos, que costumam não ter uma boa reputação quando o assunto é perda de peso. Ainda assim, eles são uma parte essencial de uma alimentação saudável, já que dão energia ao corpo. O xis da questão é que os carboidratos existem em diferentes formas (simples e complexos) e de diversas fontes (tanto refinados quanto naturais). O truque é saber quais as opções certas para consumir.
De forma geral, o ideal é que os carboidratos que se consuma venham de fontes naturais – frutas e vegetais, grãos integrais e legumes. Esses alimentos também são cheios de outros nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, que podem fazer falta para o seu corpo se você eliminar completamente os carboidratos da sua dieta.
Para facilitar sua vida, selecionamos sete carboidratos complexos que são cheios de nutrientes e que contribuem para uma alimentação saudável. Confira!
Batata-doce
Não é à toa que ela é a queridinha da galera fitness: além de facilitar o aumento de massa muscular porque dá energia para o treino, ainda ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue por causa do baixo índice glicêmico. Além disso, ainda fortalece o sistema imunológico porque é rica em vitamina A.
Legumes
O feijão e a lentilha, por exemplo, contém carboidratos complexos, além de fibras e proteínas, o que ajuda a aumentar a saciedade.
Inhame
Nutricionalmente falando, o inhame é uma das melhores fontes de fibras. Além disso, a raiz é um carboidrato complexo com digestão lenta, que ajuda a aumentar gradualmente os níveis de açúcar no sangue, liberando energia por mais tempo.
Pipoca
A pipoca, na verdade, um grão integral e é rica em antioxidantes. Uma colher de sopa cheia de milho, que rende mais ou menos três porções de pipoca, contém mais de três gramas de fibras e equivale a 1/3 da dose recomendada de ingestão diária de grãos integrais.
Grão de bico
O grão de bico é uma ótima opção, principalmente se você está tentando emagrecer. Segundo pesquisas, seu consumo diário ajuda a controlar melhor o peso e promover o emagrecimento, já que tem baixo índice glicêmico e ajuda a estabilizar a fome.
Bananas
As frutas são a melhor maneira de satisfazer aquele desejo de comer algo doce. A fruta é doce graças à frutose, que é balanceada com fibras, água, fitoquímicos, vitaminas e minerais. No caso das bananas, além de serem faceis de digerir, são ricas em potássio, que ajuda na recuperação do músculo. Ou seja, a banana é a versão natural do lanche pré ou pós treino perfeito.
Massas e cereais integrais
Tem horas que a gente só quer uma macarronada, né? Escolha a opção integral, que tem duas a três vezes mais fibras que a versão refinada.
Milho
Esqueça aquele milho encontrado em produtos processados ou pré-embalados, que não tem nutrientes. Mas espigas de milho naturais, cozidas em casa, são ótimas fontes de fibra, vitamina C e antioxidantes – e nada de encher de manteiga antes de comer!