Um homem que passou um longo período de tempo internado na UTI com Covid-19 desenvolveu problemas de audição no Reino Unido. O caso é o primeiro do tipo no país, mas há outros cinco relatos semelhantes em outras localidades.
O relatório publicado na revista “BMJ Case Reports” afirma que o paciente sofreu uma perda auditiva neurossensorial de início súbito (PANS).
O homem, cujo nome não foi divulgado, recebeu esteróides orais por sete dias. O tratamento resultou em melhora subjetiva parcial de sua audição.
Ele também teve uma pequena quantidade de esteróide injetada diretamente no ouvido, mas não sentiu nenhum efeito.
“Perda auditiva e zumbido são sintomas observados em pacientes com Covid-19 e vírus influenza, mas não haviam sido destacados”, escreveram os autores do relatório.
“No caso apresentado aqui, o paciente estava anteriormente bem, sem outra causa atribuível para a perda de audição”, prosseguiram.
“Apesar de haver poucos estudos semelhantes, existe a possibilidade de uma relação entre Covid-19 e PANS”.
Os autores do relatório ainda afirmaram ser importante questionar os pacientes internados na UTI sobre o problema. “Qualquer paciente que relate perda auditiva aguda deve ser encaminhado ao otorrinolaringologia em caráter de emergência.”