Oppo inventa carregador rápido que reabastece celular em 20 minutos

Publicada em


A empresa chinesa Oppo fez uma demostração ao vivo de um novo sistema de carregamento rápido de 125 W capaz de reabastecer um celular de 4.000 mAh em apenas 20 minutos. O componente já está pronto para ser produzido em massa e deve chegar ao mercado nos próximos lançamentos da companhia.

O modelo tem o dobro de potência da versão anterior, de 65 W. Apesar disso, o componente não é duas vezes mais rápido, já que a velocidade de carregamento diminui à medida em que a bateria é abastecida, a fim de evitar o superaquecimento. O modelo anterior levava 30 minutos para fornecer carga completa.

Novo carregador da Oppo pode reabastecer celular em 20 minutos — Foto: Reprodução/GSM Arena

Novo carregador da Oppo pode reabastecer celular em 20 minutos — Foto: Reprodução/GSM Arena

O dispositivo anunciado é compatível com as tecnologias VOOC e SuperVOOC e é capaz de fornecer uma carga elétrica de 20V a 6,25A de corrente, convertidos em 10V e 12,5A dentro do telefone. Esta conversão acontece por meio de três bombas de carga com 98% de eficiência.

A corrente de carga e descarga da bateria do carregador (C-rate) é 6, o que significa que, em tese, a bateria poderia ser totalmente carregada dentro de 1/6 de hora, ou seja, em dez minutos. Contudo, o aparelho leva o dobro do tempo devido à redução de velocidade no final do carregamento.

Carregador da Oppo chega com o dobro de potência da versão anterior — Foto: Vitor Grama/TechTudo

Carregador da Oppo chega com o dobro de potência da versão anterior — Foto: Vitor Grama/TechTudo

Em relação à segurança, a Oppo elevou o número de sensores de temperatura de quatro, presentes no modelo anterior, para dez no novo modelo, o que garante que a bateria nunca passe dos 40°C. Além disso, os novos carregadores usam criptografia de 128 bits para impedir que hackers modifiquem o dispositivo.

No início da semana, a Qualcomm anunciou o lançamento de uma nova tecnologia de carregamento rápido que também promete abastecer o celular em 15 minutos. O dispositivo, chamado de Quick Charge 5, depende de um carregador de 100 W e funciona em smartphones com bateria de 4.500 mAh. O recurso ainda está em fase de testes e pode chegar ao mercado ainda nesse semestre, inicialmente para celulares Android com processadores Snapdragon 865 e 865 Plus.