A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) iniciou nesta segunda-feira (29) mais uma etapa da Operação Maximus, que tem por objetivo aumentar o policiamento ostensivo em Rondônia. Desta vez a ação será concentrada nos municípios nos Vale do Jamari, como Buritis, Ariquemes, Monte Negro, Campo Novo e Alto Paraíso.
O reforço policial na região acontece mediante recurso de R$ 219 mil do deputado estadual Delegado Lucas (PP). Durante o lançamento da operação, na nova Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Buritis, o parlamentar destacou a parceria que pode existir entre legislativo e as forças de segurança do estado.
“O nosso trabalho complementa um o outro. A Polícia Militar e a Polícia Civil sempre terão o nosso apoio e suporte. Esse recurso vai fortalecer não só o combate da criminalidade de Buritis, mas vai reforçar nos próximos dias a segurança em Campo Novo, Monte Negro, Ariquemes e todo nosso Vale do Jamari. Será um trabalho direcionado de reforço no policiamento ostensivo. Eles vão atuar no combate ao tráfico, autos de prisão em flagrante, recaptura de foragidos, entre outros delitos. É o estado mostrando sua força”, destacou o deputado.
Lucas lembrou ainda que há vários meses vinha recebendo pedidos sobre a necessidade de ampliar a segurança em Buritis e cidades da região. A partir dos relatos do aumento da criminalidade, o deputado procurou a Sesdec e alinhou o envio do recurso.
“Eu já conhecia esse trabalho da Operação Maximus, feito em Porto Velho desde o começo do ano, e quando procurei o estado eles informaram que seria possível estender o projeto ao Vale do Jamari. Com isso, destinamos o recurso de R$ 219 mil para a secretaria coordenar esse trabalho. Tenho certeza que nas próximas semanas teremos reflexo e números positivos na redução da violência”, finalizou.
O lançamento da Operação Maximus em Buritis teve a participação de várias autoridades: Felipe Vital, tenente-coronel e secretário da Sesdec; Hélio Gomes, secretário-adjunto da Sesdec; Pedro Sillas Carvalho; Ricardo Rodrigues, delegado regional da Polícia Civil, Rudinei Pogere, tenente-coronel do 7°BPM, juiz da Comarca de Buritis; Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, promotora de Justiça; Ivair Fernandes, prefeito de Monte Negro; Adeilson Correia, vice-prefeito de Campo Novo; Lucas da 50, vereador de Buritis e representante do prefeito Roni Irmãozinho.