Um acampamento e vários motores usados para garimpagem de ouro foram destruídos durante uma operação realizada no início desta semana na Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia. A ação foi feita pela Polícia Federal (PF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo a polícia, o objetivo da fiscalização foi coibir atividades ilegais de extração de madeira e garimpo que têm causado danos significativos ao meio ambiente na região. Agentes especializados em crimes ambientais participaram da operação.
Dentro da reserva indígena foi encontrado um acampamento que vinha sendo usado por garimpeiros, além de motores. Todas as barracas com lonas precisaram ser inutilizadas, e o maquinário destruído.
Agentes da PF e Ibama em ação para combater crimes ambientais em Terra Indígena — Foto: PF/Reprodução
De acordo com a polícia, os agentes também encontraram um caminhão carregado com toras de madeira na área de preservação ambiental.
A operação Terra Verde foi iniciada no dia 31 de julho e seguiu até 2 de agosto. A Terra Indígena Sete de Setembro fica localizada entre municípios de Cacoal (RO), Espigão D’Oeste (RO) e Rondolândia (MT).
Agentes destruindo motor usado por garimpeiros — Foto: PF/Reprodução
G1