A onda de calor prevista pelos institutos de meteorologia para esta semana deve elevar as temperaturas em Rondônia com termômetros próximos dos 40°C. Dados do Sistema de Proteção Amazônia (Sipam) apontam que diversas cidades rondonienses devem registrar 39°C já nesta quinta-feira (21).
Apesar de se abster de divulgar informações sobre a onda de calor, o Sipam divulgou que as temperaturas nesta semana estão com potenciais altos.
Os termômetros devem marcar máximas de 39°C nas cidades de Ji-Paraná, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso.
Os dados do Sipam apontam também que a capital, Porto Velho, deve registrar 35°C na quinta-feira.
Segundo a Climatempo, alguns dias desta onda de calor poderá ser comparada à mesma que o Brasil viveu na primavera de 2020.
O que é essa onda de calor?
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, que é quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.
Com essa situação, a configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.
Fonte: Rondônia Agora