Jaru Online
Jaru, 24 de dezembro de 2025

Onça-pintada tenta entrar em condomínio de luxo em Ji-Paraná; vídeo mostra o momento

Uma onça-pintada foi filmada nesta semana tentando entrar em um condomínio de luxo localizado no Terceiro Distrito de Ji-Paraná (RO), próximo ao rio Urupá.

 

As imagens de uma câmera de monitoramento mostram o animal se aproximando do portão principal, onde tenta encontrar uma brecha para entrar, mas sem sucesso. Em outros trechos, a onça aparece caminhando ao redor da entrada, com comportamento desorientado.

Vereadora mobiliza força-tarefa para resgate

 

A presença da onça-pintada em área urbana mobilizou autoridades locais. Segundo a vereadora e médica veterinária Dra. Rosana, uma força-tarefa está sendo organizada para realizar o resgate do animal com segurança.

“Já entrei em contato com o Instituto Onça Pintada, o Corpo de Bombeiros, o comandante da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e o Ibama. Estamos montando uma força-tarefa”, disse.

 

Ao g1, o Ibama informou que foi acionado o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Porto Velho, para “acompanhar essa questão e contribuir com os trabalhos que serão realizados”. Já o Corpo de Bombeiros informou que não tem atribuição legal para realizar resgates de animais silvestres em área urbana e que pode apenas contribuir com a força-tarefa coordenada por órgãos ambientais.

g1 também tentou contato com a Polícia Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Onça Pintada e a portaria do condomínio, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

🦁 Onça-pintada é espécie protegida e vulnerável

 

A onça-pintada é considerada uma espécie vulnerável e protegida por lei. Em situações como essa, é fundamental que o resgate seja feito por profissionais especializados, para garantir a segurança do animal e da população.

Onça-pintada em condomínio de Ji-Paraná, RO — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Onça-pintada em condomínio de Ji-Paraná, RO — Foto: Reprodução/Redes Sociais

G1


COMPARTILHAR