Uma onça-pintada foi filmada nesta semana tentando entrar em um condomínio de luxo localizado no Terceiro Distrito de Ji-Paraná (RO), próximo ao rio Urupá.
As imagens de uma câmera de monitoramento mostram o animal se aproximando do portão principal, onde tenta encontrar uma brecha para entrar, mas sem sucesso. Em outros trechos, a onça aparece caminhando ao redor da entrada, com comportamento desorientado.
Vereadora mobiliza força-tarefa para resgate
A presença da onça-pintada em área urbana mobilizou autoridades locais. Segundo a vereadora e médica veterinária Dra. Rosana, uma força-tarefa está sendo organizada para realizar o resgate do animal com segurança.
“Já entrei em contato com o Instituto Onça Pintada, o Corpo de Bombeiros, o comandante da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e o Ibama. Estamos montando uma força-tarefa”, disse.
Ao g1, o Ibama informou que foi acionado o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Porto Velho, para “acompanhar essa questão e contribuir com os trabalhos que serão realizados”. Já o Corpo de Bombeiros informou que não tem atribuição legal para realizar resgates de animais silvestres em área urbana e que pode apenas contribuir com a força-tarefa coordenada por órgãos ambientais.
O g1 também tentou contato com a Polícia Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Onça Pintada e a portaria do condomínio, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
🦁 Onça-pintada é espécie protegida e vulnerável
A onça-pintada é considerada uma espécie vulnerável e protegida por lei. Em situações como essa, é fundamental que o resgate seja feito por profissionais especializados, para garantir a segurança do animal e da população.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/m/T/QL9BF0TVavgBfwPZ60hA/whatsapp-image-2025-08-07-at-15.20.57.jpeg)
Onça-pintada em condomínio de Ji-Paraná, RO — Foto: Reprodução/Redes Sociais
G1


