Oito pessoas da mesma família foram mantidas reféns durante o roubo de uma caminhonete em Extrema, distrito em Porto Velho. A ação dos assaltantes teve início no domingo (19) e a polícia foi acionada na segunda-feira (20), dia em que as vítimas foram liberadas. Moradores da região ajudaram a deter um dos suspeitos, que foi preso.
Ao g1, o delegado Odair Roberto Almeida explicou que inicialmente o crime estava sendo tratado como crime de furto a veículo.
“Na BR-364, próximo a Linha 1, os populares viram um veículo com um homem suspeito. Eles resolveram verificar quem era a pessoa. Quando chegaram no local, o suspeito fugiu do veículo. Os populares foram atrás, teve disparo de arma de fogo e detiveram esse rapaz. A princípio, todos achavam se tratava de uma tentativa de furto”.
O suspeito, depois de ter sido imobilizado pelos moradores, foi conduzido à delegacia. De acordo com o delegado, pouco tempo depois uma mulher chegou na delegacia e comunicou que ela havia sido vítima de roubo e que oito integrantes de sua família estavam desaparecidos.
“Quando a comunicante informou sobre o crime, a gente entendeu que o primeiro crime, do suposto furto, estava ligado a esse roubo. A gente se deslocou então até uma fazenda, o local informado pela vítima”.
Durante as buscas pelas vítimas, com ajuda do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), os policiais receberam a informação de que os reféns haviam sido liberados pelos assaltantes.
“Elas tinham sido levadas para uma zona de mata por volta das 5h. Solicitamos o apoio do BPFron e começamos a fazer as buscas. Por volta de 12h chegou a informação de que as vítimas haviam sido liberadas”.
Caminhoneiro rendido
Uma das vítimas contou à polícia que um dos suspeitos, durante a fuga, se escondeu em uma zona de mata com os oito reféns. Neste momento, um caminhoneiro que passava próximo ao local parou o veículo e foi rendido pelo assaltante.
“Antes do meio dia, um caminhoneiro passou próximo a mata onde ele esta mantendo as vítimas escondidas. O caminheiro desceu e foi rendido pelo suspeito. Neste momento, ele falou que o caminhão tinha GPS e que a empresa os encontraria. Por causa disso, o suspeito o liberou e depois fugiu. As vítimas também foram liberadas”.
A polícia segue investigando para identificar e prender o assaltante que fugiu. Já o homem que foi detido pelos moradores foi preso em flagrante e será encaminhado ao sistema prisional em Porto Velho.