Entre as conquistas políticas do deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) em 2015 uma das mais significativas é a implantação do IFRO, escola técnica federal, no município de Jaru.
A concretização desta iniciativa não foi fácil. Mosquini uniu a bancada federal em torno do assunto, se reuniu com o Ministro da Educação e o reitor do IFRO por diversas vezes, articulou junto às lideranças políticas de Jaru e mais de uma vez cobrou na tribuna da Câmara dos Deputados.
O que era sonho virou realidade. A assinatura do contrato para o início das obras está marcada para o dia 28 de janeiro – no entanto, a empresa contratada já está se movimentando e até a placa da obra já foi instalada no local. A primeira parte da obra prevê a construção do bloco de salas de aula e bateria de banheiros, que ficarão prontos ainda no primeiro semestre.
“Importante ressaltar que a implantação do IFRO em Jaru só está sendo possível porque Prefeitura e Câmara de Vereadores se uniram e viabilizaram o terreno onde será construída a sede do instituto. O prefeito Inaldo tem sido um grande parceiro neste sentido”, destacou Mosquini.
O deputado solicitou os cursos de Técnico em Laticínio e Técnico em Indústria Frigorífica. O curso de laticínio já funciona no IFRO de Colorado d”Oeste e o de frigorífico será criado.
Sobre o IFRO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia é uma instituição de ensino superior e técnica brasileira, sediada em Rondônia. O instituto foi criado mediante uma integração da Escola Técnica Federal de Rondônia e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste, além dos campi em Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena. Sua Reitoria está instalada em Porto Velho.