A cidade de Ariquemes (RO) registrou mais casos de coronavírus em escolas. Desta vez a infecção por coronavírus foi em três alunos da rede municipal.
Como foi compartilhado ontem que a paralisação ocorreu devido 3 professores estarem infectados (lembre aqui).
Segundo comunicado da prefeitura, divulgado no fim da tarde de terça-feira (19), dois dos estudantes infectados são da escola Eva dos Santos e um da creche Arikem.
“Os alunos estão se recuperando em casa e sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Educação. Os demais alunos das turmas também são monitorados e estão tendo aulas remotas”, diz a nota do município.
A Semed também disse ter adotado todas as providências junto com a Secretaria Municipal de Saúde, após a confirmação de casos de Covid entre alunos.
Em nota, o município afirma estar seguindo todos os protocolos sanitários nas escolas com aulas 100% presenciais.
Na terça-feira, os alunos da Escola Estadual Heitor Vila Lobos, também em Ariquemes, foram dispensados após três profissionais da educação testarem positivo para o coronavírus.
À Rede Amazônica, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que os servidores positivados com o vírus não tiveram contatos com os alunos.
Com os novos casos de Covid na rede municipal, Ariquemes tem 6 casos confirmados da doença em instituições de ensino em um período de dois dias.
Aulas são suspensas em escola de Ariquemes após cinco casos de covid serem confirmados
Aula 100% presencial
O retorno 100% presencial na cidade foi na segunda-feira (18), mesmo dia em que o estado publicou decreto liberando o retorno do ensino presencial.
Apenas os estudantes com comorbidades podem permanecer em aulas não presenciais depois que os responsáveis apresentarem o laudo comprovando as condições de saúde às escolas.
Além das escolas municipais, as escolas públicas estaduais também precisam seguir os percentuais de ocupação das salas, observando o contexto em cada município e as medidas de biossegurança.
O que fazer em caso positivo de Covid?
O decreto estadual determina que as escolas devem notificar à vigilância epidemiológica municipal os casos confirmados de Covid-19 em estudantes, professores e demais trabalhadores, avaliando a suspensão temporária, total ou parcial das aulas, se necessário.
As instituições devem promover ações de educação em saúde, realizando busca ativa daqueles que ainda não estão imunizados ou com a segunda dose ou dose de reforço.