Segundo a empresa Ose Immunotherapeutics, uma nova vacina reduz em até 41% a chance de mortes de pacientes com câncer de pulmão em estágio avançado. A vacina recebeu o nome de Tedopi e foi desenvolvida na França.
Ainda de acordo com as informações compartilhadas pela empresa, a Tedopi reduz o risco de morte no prazo de um ano, em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas em estado de metástase.
A vacina também provocaria menos efeitos colaterais do que a quimioterapia – 11% versus 35%. A taxa de sobrevida global em um ano com Tedopi foi de 44,4% versus 27,5% com quimio.
Em comunicado, o principal autor do estudo afirmou que “foi observada uma redução significativa de 41% no risco de morte, associada a uma melhoria no índice de tolerância e à manutenção da qualidade de vida”. Benjamin Besse é professor do Instituto Gustave Roussy.
Porém, os pesquisadores da vacina ressaltam dois fatos. Primeiros que foi necessário refazer a aplicação da vacina durante o tratamento e segundo, estes pacientes possuíam características particulares, tais como: já terem passado por dois tratamentos contra o câncer anteriormente e ter o gene HLA-A2, que está presente em cerca de metade da população.
Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Annals of Oncology. A vacina é administrada inicialmente a cada três semanas, depois a cada oito semanas durante um ano e depois, a cada 12 semanas.
Câncer de pulmão
PUBLICIDADE
Este tipo de câncer é considerado um dos mais letais do mundo. No Brasil, é o quinto tumor mais incidente na população (ele é responsável por 4,6% dos casos de câncer registrados no país).
Os sintomas mais comuns da doença são tosse, falta de ar, dor no peito, rouquidão e sangue. Sua principal causa é o tabagismo e a exposição à fumaça do cigarro. Como os sintomas só aparecem em uma etapa tardia, é difícil diagnosticar o problema logo no início do câncer.
O que torna o câncer de pulmão um dos mais letais do planeta, sendo a primeira causa de letalidade entre homens e segundo entre mulheres.
A Tedopi é uma vacina terapêutica, o que significa que ela é uma vacina que busca tratar ao invés de apenas prevenir o câncer. Este tratamento “treina” o sistema imunológico para reconhecer e destruir as células tumorais.
Ela seria a vacina terapêutica em desenvolvimento clínico mais avançado contra o câncer. Não há previsões de quando a Tedopi será liberada para o mercado.
Fonte: Terra