As medidas anunciadas incluem melhorias em rodovias e a conclusão de obras estruturantes. Os investimentos são divididos entre os chamados “Arco Norte” e “Arco Sul Sudeste”:
- Arco Norte (estados do Norte e Nordeste): ampliação de R$ 2 bilhões em 2023 para R$ 2,66 bilhões em 2024;
- Arco Sul (estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste): de R$ 1,5 bilhão em 2023 para R$ 2,05 bilhões em 2024;
De acordo com o Ministério dos Transportes, o Arco Norte compreende os estados que fazem parte do plano estratégico que reúne os portos ou estações de transbordo, responsáveis principalmente pelo escoamento dos grãos da região centro-oeste.
A BR-364 faz parte das obras do Arco Norte. Confira:
- Rondônia: Travessias de Itapuã do Oeste, Jaru e Ji-Paraná
- Pará: Restauração da BR-158
- Maranhão: Duplicação da BR-135
- Piauí: BR-330 Ponte sobre o Rio Parnaíba
- Bahia: Recuperação da BR-242
- Tocantins: Ponte de Xambioá
- Ampliação da Frota da VLI em 168 vagões
- Retomada das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)
- Intensificação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste 2 (FIOL 2)
Segundo o governo, o objetivo é aumentar a qualidade das rodovias do Arco Norte para 90% com a classificação “bom” no índice do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
G1