Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

MPRO recebe visita de novos juízes e juízas do TJRO

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) recebeu a visita de 30 juízes e juízas recém-empossados, na tarde da última quarta-feira (26). O órgão foi o primeiro destino de uma série de visitas dos magistrados às instituições do estado.

No edifício-sede do MPRO em Porto Velho, os magistrados foram apresentados à história da instituição. Eles foram recebidos pelo Promotor de Justiça e Secretário-Geral, Dandy Jesus Leite Borges; pela Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Atividades Judiciais, Valéria Giumelli Canestrini, e pelo Promotor de Justiça e Coordenador de Planejamento e Gestão, Tiago Lopes Nunes. O juiz Sérgio William, representando o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), também acompanhou a recepção.

A Promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini desejou boa sorte aos novos magistrados, comentou sobre as peculiaridades de Rondônia aos recém-chegados ao Estado, focando sua fala na questão ambiental e em como a maior floresta tropical úmida do planeta deve ser protegida.

“O Estado tem uma peculiaridade principal que hoje é a questão ambiental. Rondônia está na Amazônia, nós temos Unidades de Conservação Federais, Estaduais, Terras Indígenas e Terras Quilombolas. São áreas de essencial preservação. Desde 2019 até agora, já tivemos em torno de 16 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) no tema ambiental, muitas delas com relação à extinção de Unidades de Conservação. Esse é um ponto que temos no nosso Estado que vocês vão enfrentar e que talvez em outros locais não teriam tão diretamente”, explicou a Promotora.

Entre os tópicos citados em sua fala, o Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes comentou sobre a modernização do MPRO, tanto na área tecnológica como na forma de interagir com a sociedade, atuando de forma resolutiva e multidisciplinar na busca de soluções para problemas complexos.

“Recentemente tivemos grandes incrementos na área de Tecnologia da Informação. Dentre os vários softwares desenvolvidos, merece destaque o “Extradigital”. Com ele, todos os procedimentos extrajudiciais do MPRO passaram a ser eletrônicos, geridos através de um sistema moderno, escrito por nossos próprios servidores, que agora está em funcionamento em todas as promotorias do estado ”, disse.

Já o Promotor de Justiça Dandy Jesus Leite Borges chamou a atenção dos magistrados para a importância do combate à corrupção em diversos âmbitos.

“O Ministério Público sempre foi muito forte no combate à corrupção para a construção de um Estado de segurança e paz. É preciso que Judiciário e MP tenham especial atenção aos atos de improbidade administrativa, cuja disseminação pode atingir negativamente as mais variadas áreas de atuação do estado”, comentou o Promotor, ressaltando que o Judiciário também deve ter um olhar vigilante ao combate ao tráfico de drogas e aos crimes ambientais.

Para ele, uma sociedade mais justa e mais equilibrada passa pelas mãos do Ministério Público e também do Poder Judiciário. Nesse sentido, a visita se revelou fundamental, na medira em que uma interação profissional profícua entre Judiciário e MP é muito salutar e fortalece as ambas as instituições.


COMPARTILHAR