Em Rondônia, a mobilização tem a coordenação da Secretaria de Estado, Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), reunindo forças policiais e órgãos do sistema de Justiça
Por: Tudo Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou na última segunda-feira (21/8), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Porto Velho, de ato que marcou a deflagração da Operação Shamar, ação nacional de combate à violência doméstica e familiar. A mobilização é uma realização do Ministério da Justiça e da Segurança Pública e se estenderá até 15 de setembro.
Em Rondônia, a mobilização tem a coordenação da Secretaria de Estado, Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), reunindo forças policiais e órgãos do sistema de Justiça. Apoiam os trabalhos o MPRO, Poder Judiciário e Rede Lilás.
O ato de lançamento da ação nacional no CICC contou com a presença da Ouvidora-Geral do Ministério Público de Rondônia, Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, e da Promotora de Justiça de Combate à Violência Doméstica, Yara Travalon Viscardi. Também participaram a Delegada de Atendimento à Mulher, Amanda Ferreira, e o Secretário Adjunto, Hélio Gomes Ferreira.
A operação Shamar tem como objetivo combater o feminicídio e a violência doméstica e familiar, mediante uma atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança, a fim de otimizar o empenho de recursos e aumentar a capacidade de resposta às demandas por segurança. As ações preveem medidas policiais repressivas, ostensivas e educativas.
De acordo com a Sesdec, durante todo o período da operação, todas as unidades de área da Polícia Militar terão seus esforços voltados para o enfrentamento a esse tipo de crime, com reforços técnicos e operacionais.
O nome Shamar, de origem hebraica, significa guarda, proteção.