Novos vídeos obtidos mostram que o bombeiro aposentado que morreu ao ser atropelado por um ônibus em Copacabana, na madrugada do réveillon, foi arrastado por cerca de 30 metros, apesar do apelo de pedestres para que o motorista parasse.
As imagens mostram que o corpo fica preso debaixo do coletivo, com a cabeça à frente da roda dianteira direita.
Motorista de ônibus é preso após atropelar, arrastar e matar homem de propósito; assista o vídeo⬇️ pic.twitter.com/2ekPFeUuVS
— Portal SGC (@portalsgc_) January 4, 2023
O motorista Valdir das Mercês Junior, de 28 anos, foi preso por suspeita de homicídio doloso – quando há a intenção de matar.
Em depoimento obtido pelo g1, Valdir disse que não viu que o subtenente aposentado do Corpo de Bombeiros Gilson Castro Silva, de 58 anos, estava à frente do ônibus na hora que acelerou o ônibus – o que, segundo a Polícia Civil, é desmentido pela investigação.
“Em um primeiro momento, ele prestou esclarecimento falso ao narrar o que aconteceu na dinâmica do atropelamento. Nessa ocasião (do depoimento de Valdir), não haviam testemunhas e nem imagens que pudessem contradizer a versão dele. Mas, com avançar das investigações, localizamos testemunhas e elas foram ouvidas. Além disso, analisamos várias imagens de pessoas que filmaram a ação. A partir daí, não restaram dúvidas sobre a conduta do investigado e o dolo de matar”, disse o delegado André Leiras, titular da 12ª DP, ao g1.
Os vídeos mostram com clarez o momento em que o motorista acelera e derruba vítima, na Avenida Nossa Sra. de Copacabana, na altura da Praça do Lido.
Valdir dirigia um ônibus da linha 125 (Central x General Osório). É possível ver que Gilson estava na frente do veículo, tentando impedir que ele seguisse viagem, com o objetivo de embarcar. Do lado de fora, outras pessoas também tentavam pegar o ônibus enquanto Gilson segurava o veículo.