Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Ministro da Educação diz que PF já identificou quem vazou foto de prova do Enem

Em pronunciamento, em rede nacional, para falar sobre a segunda etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que aconteceu ontem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que os responsáveis pelo vazamento da foto da prova na semana já foram identificados.

“Tivemos pequenos problemas, que nada interferiram [na realização da prova]. Aqueles que usaram o celular para tirar foto já foram identificados pela Polícia Federal, que está tomando as providências”, disse.

Nesse sábado (9) pela manhã, agentes da PF saíram às ruas para cumprir dois mandados de busca e apreensão no Ceará. O objetivo era apurar o vazamento da primeira etapa da prova do Enem.

A ação foi batizada de Operação Thoth, nome que, segundo a PF, se refere ao deus egípcio da escrita e da sabedoria. Na mitologia egípcia, Thoth foi o responsável por criar os hieroglifos, sistema de escrita utilizado pelos egípcios na Antiguidade.

Expedidos pela 12ª Vara Federal de Fortaleza, os mandados de busca e apreensão tinham como alvo duas aplicadoras do exame, suspeitas de serem as responsáveis pelo vazamento de uma foto da proposta de redação. Na casa delas, os telefones celulares de ambas foram apreendidos e serão submetidos a perícia para averiguar se elas de fato vazaram fotos do Enem.

Se confirmado que o vazamento partiu das aplicadoras examinadas, elas podem responder pelo crime de fraude em certames de interesse público, com pena de até 5 anos de prisão e multa. A PF ainda investiga outros supostos vazamentos no Rio de Janeiro e na Bahia.

Depois do vazamento, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do Enem, proibiu os examinadores de entrarem com celulares nas salas.

Fonte:YAHOO


COMPARTILHAR