O Exército Brasileiro realizará a partir de terça-feira (8), a Operação Amazônia no município de Humaitá, estado do Amazonas. Trata-se de um grande exercício de treinamento sob coordenação do Comando Militar da Amazônia (CMA), realizado na região urbana e rural, no qual toda a 17ª Brigada de Infantaria de Selva estará envolvida. O treinamento militar continuará até o dia 20 de setembro.
A Operação Amazônia é uma ação militar de treinamento integrado conduzida na região Norte do país. O exercício visa ao aprimoramento da doutrina logística e dos métodos operacionais em território amazônico. A operação conta com a participação de amplos efetivos militares.
Entre as atividades realizadas estão ações de controle de tráfego fluvial e proteção de infraestruturas críticas; operações terrestres ofensivas e defensivas; lançamento de paraquedistas; defesa antiaérea; além de coordenação do espaço aéreo, tarefas de interdição e de combate.
Além do adestramento militar, algumas ações serão realizadas no contexto da Operação, tais como: Ações Cívico Sociais (ACISO); reunião com líderes; e o tiro de armas coletivas (a ser realizado na área de instrução do 54º BIS, no dia 15 de setembro, terça-feira).
Participarão do exercício o Comando da 17ª Bda Inf Sl, sediado em Porto Velho, RO, juntamente com tropas de suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS): 17ª Base Logística (17ª Ba Log); 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) – Guajará Mirim, RO; 4º BIS – Rio Branco, AC; e 61º BIS – Cruzeiro do Sul, AC; 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC); Companhia de Comando (Cia C/17ª Bda Inf Sl); 17ª Cia Inf Sl; 17º Pelotão de Polícia do Exército (17º Pel PE); 17º Pelotão de Comunicações de Selva (17º Pel Com Sl).
Fonte:17º Brigada