Jaru Online
Jaru, 19 de setembro de 2024

Médicos recém-formados que vão atuar no enfrentamento a Covid-19 recebem treinamento em Rondônia

Médicos recém-formados que foram contratados pelo Estado para o enfrentamento da pandemia do coronavírus em Rondônia passaram por um treinamento no domingo (17), em Porto Velho. Ao todo 24 profissionais tiveram instruções para o atendimento de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante a entrevista coletiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) o médico Sérgio Melo deu detalhes do curso, que aconteceu no Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas).

“Como a gente tem uma coisa muito específica para agora que exige tanto UTI quanto um tratamento específico para Covid-19, nós fizemos um treinamento baseado em uma fisiopatologia da doença, fisiopatologia da sepse dos tipos de choque que encontram e dentro do tratamento que a gente usa desde o paciente simples até o paciente que pode se agravar de uma forma geral”, explicou.

De acordo com a Sesau, o processo seletivo para contratação de novos médicos ainda está aberto até esta segunda-feira (18).

Novos ventiladores

Novos respiradores foram adquiridos pelo Governo de RO e testes comprados pelo Estado já chegaram em São Paulo — Foto: Sesau/Divulgação

Novos respiradores foram adquiridos pelo Governo de RO e testes comprados pelo Estado já chegaram em São Paulo — Foto: Sesau/Divulgação

Durante a coletiva, o secretário da Sesau Fernando Máximo anunciou a entrega 20 ventiladores de leito e 5 de transporte pelo Ministério da Saúde. Eles devem ser utilizados na montagem de mais leitos de UTI.

A expectativa é de que em uma semana sejam entregues 70 leitos clínicos prontos no Hospital Regina Pacis, adquirido recentemente pelo Estado, chegando a 140 leitos em três semanas.

Sobre os 100 mil testes que o governo adquiriu, Máximo disse que a carga ainda está em São Paulo por barreira de alfândega e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A gente acredita que no máximo em dois dias esses testes estarão em Porto Velho”, disse.

Guajará-Mirim

Questionado sobre o alta taxa de mortes em Guajará-Mirim (RO), superior a 30%, o secretário disse que fez reuniões neste domingo para avaliar a situação do município e determinou a coleta de mais exames.

Uma das possíveis causas de infecções é a viagem constante de pacientes renais crônicos entre a cidade e a capital, conforme o secretário. “O prefeito nos prometeu que hoje ainda ele consegue fechar um hotel aqui em Porto Velho para deixar esses pacientes que vem amanhã para que eles não fiquem se deslocando”, informou.

Coronavírus em RO

De acordo com o último boletim da Sesau, Rondônia já registra 74 mortes por Covid-19 e 1.963 casos confirmados. Ao todo já são 738 pacientes recuperados.

A taxa de ocupação na UTI do Cemetron é de 94% e na Assistência Médica Intensiva é de 73%, conforme a pasta. Ambos são hospitais de referência para o tratamento da doença na região norte do estado.


COMPARTILHAR