Jaru Online
Jaru, 25 de abril de 2024

Mais de 80% dos eleitores de Rondônia devem usar biometria para votar nas eleições de 2018

ouco mais de 82% dos eleitores de Rondônia serão identificados pelo sistema de biometria nas eleições de 2018, conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há 1.175.733 milhão de pessoas que devem votar este ano no estado.

Dessas, 967.396 mil votam com biometria. Porto Velho está na liderança com 333.415 mil pessoas, representando mais de 34% dos eleitores de todo estado com registro digital.

Do contrário, Jaru (RO), município distante aproximadamente 280 quilômetros de Porto Velho, demonstrou baixa no número de eleitores que já votam pelo sistema. Ao todo, são mais de 39 mil eleitores sem biometria.

Ouro Preto D’Oeste também contabilizou baixa, sendo que mais de 29 mil eleitores não foram registrados na impressão digital. O motivo é que estas cidades estão na lista dos municípios que não usarão voto por biometria em 2018.

De acordo com o TSE, há outros 14 municípios de Rondônia que não vão usar o voto por biometria em 2018. São eles: Alta Floresta D’Oeste, Alvorada do Oeste, Costa Marques, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova União, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso.

No país, ao menos 87 milhões de eleitores têm o cadastro biométrico. Segundo o TSE, a Justiça Eleitoral quer identificar 100% dos eleitores por meio da impressão digital até 2022. O prazo para registrar as digitais terminou no primeiro semestre de 2018 e variou de estado para estado.

A votação pelo sistema digital é obrigatória em 36 municípios de 52 em Rondônia este ano. A expectativa do TSE, até o fim do ano passado, era incluir cerca de 940 mil eleitores na votação digital. Quem não fez a revisão biométrica teve até o dia 9 de maio para regularizar a situação e não correr o risco de ter o título de eleitor cancelado.

Problemas

Segundo TSE, quem não regularizou o título eleitoral perderá benefícios, como:

  • não obter certidão de quitação eleitoral;
  • não obter passaporte ou carteira de identidade;
  • não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
  • não poder participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;
  • não obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
  • não praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
  • não obter qualquer documento nas repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR