Mais de 1 milhão de pessoas votarão em Rondônia

Mais de 1 milhão de pessoas votarão em Rondônia

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), 1.175.733 eleitores estão aptos para ir às urnas nas 52 cidades rondonienses neste domingo Dia das Eleições, para votar nos candidatos a: presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

 

Do total, 593.684 são mulheres e 582.049 homens. Também do montante geral, 967.396 eleitores irão votar pelo sistema de biometria, obrigatório em 36 dos 52 municípios de Rondônia em 2018. Das eleições de 2014 para esse ano, 48.579 eleitores foram inscritos nesse novo sistema, que teve prazo expirado para regularização no último 9 de maio. Dos 944.470 eleitores que precisavam votar por meio da biometria, 942.035 fizeram a revisão.

 

De acordo com o Tribunal, cerca de cinco mil urnas eletrônicas serão utilizadas na eleição deste domingo e a previsão é de que por volta das 21 horas do dia, caso não haja nenhum contratempo, todos os votos tenham sido computados e o resultado oficial divulgado.

 

Em todo o Estado, haverá 4.178 seções eleitorais, a maioria delas, em Porto Velho, onde está concentrado o maior número eleitores: 334.529.

 

Entre convocados e voluntários, em torno de 16.800 mesários trabalharão no dia das Eleições em todo o estado. A Justiça Eleitoral incentiva todos a levar a “colinha” com nome e número dos seus candidatos. Embora não possa mostrá-la a ninguém, além de facilitar na hora da votação, ela evita que o eleitor vote em outro candidato que não seja de sua preferência.

 

Passo a passo

 

Além do levantamento de números, o Rondonoticias preparou o passo a passo do seu voto no dia da eleição para melhor orientação de todos. Acompanhe!

 

Na votação na urna eletrônica, que estará disponível nas Zonas Eleitorais, a ordem será a seguinte:

 

Deputado federal: número com 4 dígitos;

Deputado estadual ou distrital: número com 5 dígitos;

Senador (primeira vaga): número com 3 dígitos;

Senador (segunda vaga): número com 3 dígitos;

Governador: número com 2 dígitos;

Presidente: número com 2 dígitos.

 

Depois de digitar o número do candidato a foto dele vai aparecer na tela da urna. Confira se está certo, aperte na tecla verde e Confirma.

 

Se o eleitor errar algum número é só apertar a tecla laranja Corrige, digitar outra vez o número do candidato ou da legenda do partido e clicar na tecla verde Confirma.

 

Ao finalizar a votação a urna emitirá um sinal sonoro e a mensagem “FIM” aparecerá na tela para indicar que os votos foram computados.

 

Voto de legenda

 

O voto na legenda é quando o eleitor não escolhe um candidato, mas decide dar o seu voto para um partido. Nas eleições de 2018, o voto na legenda pode ser usado para os cargos de:

 

Deputado federal;

Deputado estadual ou distrital.

 

Para votar na legenda, o eleitor deve digitar apenas o número do partido na urna. Depois deve apertar a tecla verde Confirma.

 

Voto nulo e branco

 

Vale lembrar que o voto em branco e o voto nulo não são considerados válidos, ou seja, eles não entram no cálculo do resultado das eleições. Esses votos indicam que o eleitor preferiu não votar em nenhum dos candidatos.

 

Para votar nulo é preciso digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo 00000 e apertar a tecla verde Confirma.

 

Para votar em branco é preciso apertar na tecla em que está escrito Branco e logo depois a tecla verde Confirma.

 

Simulação de voto

 

Antes de comparecer à sua Zona Eleitoral, o eleitor pode simular o voto em uma urna eletrônica virtual no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) http://www.tse.jus.br/ e escolher uma das opções: “Simule uma votação no primeiro turno” ou “Simule uma votação no segundo turno”.

 

Na parte de cima da urna aparecerá a lista com os candidatos fictícios de partidos diferentes. Para votar é necessário clicar nos números dos candidatos com o mouse e depois na tecla Confirma.

 

Voto Justificado

 

Lembrando que, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição, precisa justificar a ausência. Para isso, basta que no dia da votação, se dirija a qualquer local de votação, munido de título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto e dentro da validade, e requisite o Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Comentários