Na noite de 30 de novembro de 2024, uma equipe policial atuante na Operação Saturação 2ª Fase, conduzida por um oficial do 2º Batalhão da Polícia Militar, foi acionada para atender a um incêndio em uma propriedade rural nas imediações da fazenda Boa Vista/Rancho Fundo, zona rural de Machadinho do Oeste.
Por volta das 23h, foi informado que a sede da fazenda havia sido consumida pelo fogo. No momento do incêndio, o tempo era chuvoso e a região estava sem energia elétrica, segundo relato de uma testemunha, que é caseiro da propriedade.
A residência atingida pelo incêndio era a moradia do caseiro, que perdeu todos os móveis, pertences pessoais e documentos da família. Os danos incluem móveis diversos, eletrodomésticos e materiais de trabalho. Apesar de não estar na propriedade no momento do incêndio, o caseiro relatou suspeitas de que o ato possa ter sido criminoso, mencionando possíveis conflitos relacionados à área rural da fazenda.
A perícia técnica foi realizada no dia seguinte pela equipe da Polícia Técnico-Científica. Durante a investigação, não foram conclusivas as causas do incêndio, e o proprietário da fazenda relatou não suspeitar de indivíduos específicos.
A ocorrência foi registrada na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Machadinho do Oeste e segue sob investigação.