O presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Jaru (ASPEDEJAR), Ademir Pereira, esteve na ultima semana em Porto Velho, onde se reuniu com a primeira-dama e secretária da SEAS (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), Luana Rocha, para tratar de pautas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência em Rondônia.
Entre as demandas apresentadas, destacou-se a solicitação de um percentual prioritário de agendamento online para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), com a reserva de vagas exclusivas para pessoas com deficiência no Portal do Cidadão.
Segundo o presidente da ASPEDEJAR, essa medida visa garantir mais acessibilidade à população com deficiência, que hoje enfrenta grande dificuldade para conseguir um agendamento devido à limitação de vagas disponíveis. A reserva de horários específicos permitiria que essas pessoas tivessem mais autonomia na obtenção do documento, necessário para acessar benefícios sociais, abrir contas bancárias e realizar outros procedimentos básicos.
Luana Rocha acolheu a proposta e se comprometeu a encaminhar a demanda ao governador Marcos Rocha, com o objetivo de que o pedido seja viabilizado por meio de decreto estadual, garantindo assim mais esse direito às pessoas com deficiência.
Em paralelo, Ademir também apresentou a solicitação ao deputado estadual Jean Mendonça, que prontamente protocolou requerimento junto à Casa Civil e à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, reforçando a importância de se adotar providências administrativas e operacionais para garantir a inclusão dessa prioridade no sistema de agendamento.
A iniciativa representa mais um passo em defesa da inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência em Rondônia.