Com 100% das seções apuradas, às 17h22 deste domingo (27), Léo Moraes é oficialmente o novo prefeito de Porto Velho com 135.118dos votos válidos. Filiado ao Podemos, o novo prefeito se consolidou como grande fenômeno de votos ao sair do primeiro turno com 25,89% e ser eleito com mais de 56,18% votos. A vice prefeita eleita é Magna dos Anjos Queiroz (Podemos). O candidato acompanhou a apuração em sua residência e inicialmente comemorou com a família. Em seguida participou de carreata com apoiadores.
Logo após a confirmação da eleição, Léo Moraes concedeu entrevista e reafirmou o compromisso de melhorar a saúde pública e implantar um amplo projeto de saneamento básico, que foram as principais propostas de campanha.
A candidata Mariana Carvalho (União) que teve apoio de 14 partidos e das principais lideranças políticas do estado ficou com 43,82% sendo 105.406 votos.
Reviravolta
A eleição foi uma grande conquista devido a disputa acirrada no primeiro turno, sendo sete candidatos(as) no páreo que terminou com Mariana Carvalho (União) à frente com 44,53% dos votos e Léo Moraes em segundo lugar com 25,65% dos votos válidos. Para consolidar a vitória, Léo Moraes revertou a disputa e saltou para a primeira colocação.
No segundo turno, Léo enfrentou uma grande estrutura formada por 14 partidos e diversas lideranças de alto potencial político. Com simplicidade e acolhimento popular, o candidato fez uma grande reviravolta e reverteu a disputa com uma campanha simples baseada no engajamento popular e recebendo adesões espontâneas de eleitores, famílias e lideranças de diversos segmentos sociais e políticos.
Quem é o novo prefeito
Léo Moraes é pecuarista, formado em Direito, tem 40 anos e ingressou na carreira política aos 28. Seu primeiro mandato foi como vereador de Porto Velho (RO), em 2012, sendo eleito deputado estadual em 2014. Em 2018, foi eleito deputado federal. Concorre à prefeitura da capital de Rondônia pelo Pode.
Rondoniaovivo