Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Leitos de UTI estão perto da ocupação máxima em Rondônia, diz Sesau

Rondônia está perto da ocupação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Até o último sábado (30), 319 pessoas estavam internadas nas redes estadual, municipal e privada de saúde em todo o estado.

Em uma publicação feita em redes sociais, a secretaria afirma que um colapso no sistema de saúde é temido, e reforça o pedido de isolamento social à população.

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) está com todos os leitos de UTI ocupados, assim como os leitos alugados pelo Estado no Hospital Samar. A Assistência Médica Intensiva (AMI) está em uma situação semelhante, e possui apenas cinco leitos disponíveis, segundo portal Covid-19 do Governo do Estado.

Leitos de UTI em Porto Velho

Hospital Total de leitos Leitos ocupados
AMI 35 30
Cemetron 19 19
Samar 15 15

De acordo com a Sesau, todos os hospitais de referência estão sendo usados para tratar pacientes, a maioria idosos, afetados pelo vírus. Essa sobrecarga também estaria atingindo a rede particular. A secretaria ressalta que um hospital de campanha deve ficar pronto nos próximos dias, “entretanto, se os números continuarem crescendo, um colapso poderá acontecer”, diz a nota.


COMPARTILHAR