O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) formalizou indicação ao Governo do Estado, nesta terça-feira (20), da necessidade de realização de capacitação dos profissionais da área da segurança pública, assistência e saúde para que haja um atendimento cada vez mais humanizado e respeitoso à mulher que sofre violência doméstica.
Lazinho observa que a violência contra a mulher é realidade em todas as áreas, em todas as classes, tanto no meio urbano como no rural. E pontua que, segundo a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, o primeiro atendimento recebido pelas vítimas vem também de forma violenta como, por exemplo, com comentários que estão ligados a uma prática, que alguns chamam de cultural, de que mulher quando apanha é porque merece.
O deputado salienta que uma palavra desnecessária pode fazer com que ela desista de denunciar, ou se sinta envergonhada, ou acredite que mereceu. “É mais que necessário, é imprescindível, que aqueles profissionais da ronda policial, aqueles que atendem nas delegacias comuns, ou mesmo aqueles que recebem a mulher vítima da violência nos hospitais, estejam preparados para prestar um atendimento sempre profissional e idôneo”.
Lazinho da Fetagro entende que a ação proposta por ele, “requer o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Segurança em conjunto com o Governo Estadual porque se exige uma capacitação específica para que as vítimas se sintam como vítimas sim, mas com confiança nas políticas públicas que envolvem esse atendimento”. E alerta que a violência doméstica, quer na área urbana quer na área rural, precisa ser identificada e diminuída; o que só acontecerá, acredita o deputado, se os esforços estiverem voltados para esse fim.