Reunião para discutir a contratação, nas escolas estaduais, de professores mediadores especializados em assistir alunos com autismo foi realizada, na quarta-feira (28), no gabinete do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT).
A contratação destes profissionais é uma reivindicação de pais de alunos autistas apoiada pelo deputado Lazinho, presidente da Comissão de Educação, para que seja efetivada por meio de alteração da Lei Estadual 680/12, que dispõe sobre o plano de carreira, cargos e remuneração dos profissionais da educação básica.
O encontro, promovido pelo deputado, reuniu o secretário de estado da Educação Suamy Abreu, a diretora do Núcleo de Educação Especial da Seduc, Heluísia Lara, a representante dos pais de alunos especiais, Flaviana Tertuliana, a advogada Belzira Shockness, representante da Comissão de Defesa de Educação da OAB/RO, e assessoria dos deputados Cirone Deiró (Podemos) e Adailton Fúria (PSD).
O secretário Suamy, em resposta ao pedido do deputado de trazer informações acerca das providências que estariam sendo tomadas acerca dessa situação, confirmou que está em fase de elaboração projeto propondo alteração na lei para inclusão do cargo de professor mediador especializado, e que em breve será encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação.
O deputado Lazinho da Fetagro agradeceu ao secretário pelo atendimento àquela reivindicação, que classificou como “grande importância social”; e ressaltou que o Estado precisa dar suporte nessa fase da educação escolar, para preparar os alunos especiais para o futuro.