O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) deferiu as candidaturas a deputado federal de Maria Auxiliadora de Oliveira Silva, Dorinha do Amauri (PSD), e de Robert Takeshi Muracami, Robert Muracami (Solidariedade).
A partir deste momento os candidatos estão oficialmente no pleito com seus pedidos de registro aprovados, pois atenderam aos requisitos, tais como: requerimento de registro de candidatura apresentado tempestivamente, filiação partidária no prazo legal, quitação eleitoral, ausência de condenação em crimes eleitorais, domicílio eleitoral na circunscrição em que pretende concorrer às eleições, bem como o registro do nome do (a) interessado (a) na ata de convenção.
A Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia emitiu o parecer favorável no dia 28 de agosto para a candidata Dorinha do Amauri e no dia 02 de setembro Robert Muracami.
Por meio de decisão monocrática do Desembargador Edenir Sebastiao Albuquerque da Rosa do TER/RO, a candidatura da candidata Dorinha do Amauri foi deferida no dia 30 de agosto. A candidatura do candidato Robert Muracami foi deferida pelo desembargador Miguel Monico Neto, no dia 03 deste mês de setembro. Não houve nenhum pedido de impugnação ou notícia de inelegibilidade em relação às duas candidaturas.
Dorinha do Amauri concorre pela primeira vez ao mandato de deputada federal, porquanto renunciou a candidatura em 2006. Robert Muracami também concorre pela primeira vez ao cargo.