A união bem sucedida entre teoria e prática. Assim foi a Jornada Biológica, evento educacional realizado pela escola estadual Capitão Silvio de Farias, em Jaru, nesta terça-feira (20) envolvendo todos os estudantes do ensino médio.
Segundo a escola, o projeto que culminou com a realização da Jornada Biológica foi idealizado pelos professores Antônio Flávio Vila Real, Tatiane da Silva, Ana Paula Machado, Cássia Nayara Reis e Leliane Nery, os responsáveis pelas disciplinas biologia, química e física. As atividades tiveram o apoio do professor Fernando Gasparini, parceiro da instituição em várias edições do evento, das equipes gestora e pedagógica, bem como de todos os profissionais do estabelecimento de ensino.
Alunos e professores da escola se engajaram em prol de um bem comum e apresentaram ao público diversas atividades, tendo como foco a relação sustentável do homem com a natureza. Temas como horta orgânica, purificação do ar, reciclagem, purificação e reaproveitamento da água, ervas medicinais, entre muitos, foram abordados durante a realização da Jornada Biológica. O público que compareceu à instituição também teve a oportunidade de “viajar no tempo” e fazer um passeio nostálgico através da atração “evolução da televisão” que apresentou um histórico detalhado da TV passando pelos antigos aparelhos em preto-e-branco até aos mais atuais com tecnologia digital. Um detalhe interessante é que os televisores em preto-e-branco estavam funcionando perfeitamente, o que possibilitou aos presentes conhecer de perto um importante período de um dos mais influentes meios de comunicação.
Para a equipe organizadora, a realização da Jornada Biológica superou todas as expectativas e possibilitou aos educandos colocar em prática o que foi visto em sala de aula durante o ano letivo. Os profissionais da instituição acreditam que o trabalho apresentados pelos discentes foram de grande valia para todos os envolvidos, uma vez que grandes descobertas podem ser surgir em eventos dessa natureza.